Coimbra

Coimbra vai instalar 83 postos de parqueamento de bicicletas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-10-2020

A Câmara Municipal de Coimbra vai instalar e distribuir 83 postos de parqueamento de bicicletas pela cidade, uma ação incluída no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).

PUBLICIDADE

O objetivo é que cerca de um terço desses postos seja instalado na envolvente da rede de ciclovias municipais, que já tem cerca de 20 km.

PUBLICIDADE

 A empreitada foi hoje consignada à empresa Calado & Duarte Lda. e o investimento é superior a 100.000 euros

Esta rede viária liga polos importantes da cidade, tais como estabelecimentos de ensino, de saúde e zonas comerciais, equipamentos desportivos e pontos de articulação com transportes públicos. O projeto engloba ainda a colocação de cinco oficinas de self-service, que incluem um suporte onde as bicicletas ficam suspensas, uma bomba de ar interna de alta qualidade com manómetro e as ferramentas essenciais para pequenas reparações.

PUBLICIDADE

publicidade

“Assinámos aqui o auto de consignação para a instalação de parqueamentos de bicicletas que, nesta zona plana da nossa cidade, com as ciclovias na zona envolvente, com as escolas que aqui se encontram, servem para estimular a mobilidade em ciclovia e melhorar a vida, o ambiente e a qualidade do ar na cidade”, afirmou Manuel Machado, revelando ainda que a autarquia está a trabalhar para a instalação de um sistema partilhado de trotinetas/bicicletas elétricas e que “há já empresas interessadas em instalar em Coimbra essa modalidade de mobilidade suave”. “A ideia é acolhê-las a todas”, avançou, reforçando que “os empreendedores e os agentes económicos que queiram instalar-se em Coimbra são sempre bem-vindos”.

A implementação desta rede de postos de parqueamento vai permitir um melhor desempenho do sistema ciclável, considerando a complementaridade dos diversos modos de transporte e promovendo o crescimento do número de pessoas sensibilizadas e que aderem à utilização da bicicleta nas suas deslocações diárias. Uma forma de reforçar o impacto da rede ciclável na redução do uso do transporte privado motorizado e, consequentemente, a emissão de gases com efeitos de estufa.

A autarquia afirma que tem seguido uma política de incentivo à utilização de bicicletas que justifica, pois, a aposta em estacionamentos seguros e bem localizados para esses veículos. A CM Coimbra está também a trabalhar no regresso dos sistemas de partilha de trotinetas e bicicletas à cidade, cujo conceito passa por disponibilizar estes veículos na medida das necessidades dos utilizadores para viagens de curta distância e deslocações diárias na área urbana. Estes sistemas permitem a recolha de uma trotineta/bicicleta num determinado local e a sua devolução noutro local onde exista o mesmo sistema instalado.

A assinatura do auto de consignação aconteceu hoje, junto à Oficina Municipal de Teatro, depois da assinatura de um protocolo de parceria entre CM Coimbra e a Mobi.E para a instalação de um hub de carregamento de veículos elétricos em Coimbra. “É, portanto, um dia muito importante para a nossa cidade, que só é possível graças à congregação de várias dinâmicas que compreendemos e acolhemos e que vêm trazer, seguramente, uma melhoria da qualidade de vida para Coimbra, para a sua região e para o país”, afirmou Manuel Machado, terminando assim a intervenção que proferiu na sessão, que contou também com a presença do vereador da CM Coimbra e presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, Jorge Alves, do presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Mário Velindro, de técnicos municipais e da comunicação social.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE