O Projeto Estúdio, grupo de teatro da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), prepara-se para estrear a sua mais recente criação: “Oficina para Cartas Felizes”, inspirada no livro Cartas Felizes, de Susanna Isern e Daniel Montero Galán.
O espetáculo terá lugar no dia 23 de junho, na livraria Casa do Castelo, com duas sessões de entrada livre, às 10:00 e às 11:00, destinadas a públicos de todas as idades.
Nesta oficina-espetáculo, o público será desafiado a participar ativamente, escrevendo as suas próprias cartas felizes e refletindo sobre conceitos como felicidade, beleza e liberdade. A proposta mantém a linha interativa e inclusiva que tem vindo a caracterizar o percurso do Projeto Estúdio.
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A “Oficina para Cartas Felizes” será também apresentada em mais dois espaços parceiros: 24 de junho, às 10h30, na livraria Almedina Estádio e dia 28 de junho, às 11h00, na livraria Faz de Conto.
Esta é a segunda criação do grupo no âmbito do programa “É Urgente”, iniciado com a “Oficina para (Re)ver o Mundo”. O programa tem como ponto de partida o verso de Eugénio de Andrade “É urgente permanecer” e integra as comemorações dos 50 anos da APCC, propondo-se a pensar o mundo, o outro e o eu, através da arte.
Além das livrarias, o programa “É Urgente” conta com a colaboração de vários parceiros culturais e institucionais, como os Ligados às Máquinas, a editora BOCA, A Escola da Noite, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o Convento São Francisco, a Rádio Universidade de Coimbra, o Teatrão e o Teatro Académico de Gil Vicente.
Sob a coordenação da atriz e professora de teatro Adriana Campos, o Projeto Estúdio tem desenvolvido, ao longo dos anos, um trabalho consistente de exploração da palavra, do livro e da participação do público. O seu percurso inclui criações como “Cem Linhas” (2016), a Loja de Vender Poetas (2018) e a Loja de Vender FI (2019), bem como os programas “FLORescente” (2022) e “Uma sombra é para…” (2023-2024).
O Projeto Estúdio é um dos dois grupos de teatro da APCC, inserido nas dinâmicas artísticas promovidas pela instituição com vista à inclusão social através da arte, tanto em contexto interno como em apresentações abertas à comunidade.
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