Coimbra

Coimbra vai brincar durante dois dias. Saiba tudo (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-05-2022

A  Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) promove, esta sexta-feira, dia 27, e sábado, 28, o “Coimbra a Brincar”. Miúdos e graúdos vão ter à disposição, na margem direita do Parque Verde do Mondego, um “jogo gigante”, jogos de tabuleiro, um espetáculo musical e uma sessão de contos, entre dezenas de outras atividades diversas apresentadas por várias instituições da cidade, no regresso da iniciativa ao formato presencial.

PUBLICIDADE

O projeto que assinala uma década este ano foi apresentado hoje de manhã com uma parada entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio. O objetivo é assinalar o “Dia Internacional do Brincar”, 28 de maio.

“Brincar é fundamental”, sublinhou Teresa Paiva, da APCC, uma das mentoras do projeto. Satisfeita pelo regresso ao modelo presencial, a psicóloga salientou que todas as iniciativas são gratuitas e para pessoas “até aos 100 anos”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Desde o primeiro momento que quisemos ter uma participação mais ativa neste evento e o trabalho que está a ser desenvolvido é no sentido de reforçar e melhorar a cooperação entre a Câmara Municipal e a APCC na realização desta festa para que no futuro se faça mais e melhor”, afirmou a vereadora da CM de
Coimbra com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz que se juntou à parada.  “Brincar é uma fonte de prazer e de alegria, mas também de aprendizagem sendo uma mais-valia para a saúde física e mental e, por isso, deixo aqui um apelo a que todos se envolvam nestes dois dias de brincadeiras que foram planeadas a pensar em todos de forma a não deixar ninguém de fora”, acrescentou.

O presidente da APCC, Fernando de Oliveira, também marcou presença da apresentação onde deixou o convite “a todos para virem brincar”.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, dia 27, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, as escolas do concelho poderão participar na atividade “Coimbra e Ucrânia a Brincar”, que pretende promover a interação entre crianças portuguesas e ucranianas, através da participação mútua em jogos e atividades de animação infantil, acompanhadas por um tradutor.

Já na biblioteca de jardim “Ler ao Cubo”, que abre excecionalmente as suas portas na sexta-feira, disponibilizam-se, em ambos os dias, sessões de jogos de tabuleiro, dinamizadas pela Associação Inclusão Com Tacto. Na sexta-feira vão estar também disponíveis, das 10h00 às 16h00, e no sábado, das 11h00 às 19h00, tendo como público-alvo todas as faixas etárias e sem que haja lugar a inscrição prévia.

Espalhado no relvado do Parque estará ainda um “Jogo Gigante”, na sexta-feira (27),disponível das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. Nesta proposta lúdica pedagógica, dirigida ao público escolar, os participastes são os peões do jogo que, ao longo de um percurso divertido, conhecem o Edifício Chiado, a Torre de Almedina e a Torre de Anto, três núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra. A participação no jogo não requer inscrição prévia.

No sábado, dia 28, também a Casa Municipal da Cultura oferece programação especialmente dedicada ao “Dia Internacional do Brincar”. A partir das 11h30, crianças
com mais de 3 anos podem participar na sessão “Contos com Brinquedos”, disponível na Biblioteca Infantil. Já no período da tarde (16h00), a Sala Polivalente acolhe a apresentação do espetáculo musical “O Livro das Canções” pelo Grupo Pirata Gau&Friends. Ambas as atividades são dirigidas às famílias e implicam inscrição, presencial (Casa Municipal da Cultura), através do telefone n.º 239702630 ou via e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt. 

O Dia Internacional do Brincar foi criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa de Freda Kim, então presidente da International Toy Library Association (ITLA). Foi celebrado, pela primeira vez, em 2000, ano em que a efeméride é reconhecida no calendário da UNICEF.

Veja a parada Coimbra a Brincar”:

 

Veja a entrevista com Teresa Paiva, da APCC:

 

Veja a apresentação da iniciativa:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE