Vamos

Coimbra vai apoiar organização do Festival Nereida e LunaFest com 100 mil euros

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-05-2024

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai debater, na reunião de Câmara do dia 13 de maio, uma proposta de apoio à Fortunoscópio Unipessoal Lda, no valor de 100 mil euros, para a realização de dois eventos: o Festival Nereida, a realizar no Jardim da Sereia nos dias 29 e 30 de maio, e a segunda edição do LunaFest, previsto para os dias 6, 7 e 8 de setembro na Praça da Canção. O Festival Nereida pretende ser um evento preparatório do LunaFest, que este ano contará com dois palcos. A este apoio monetário serão ainda somados apoios logísticos de vários serviços municipais ao evento.

PUBLICIDADE

O evento, que vai decorrer na margem esquerda do rio Mondego, na Praça da Canção, vai ter dois palcos e atuações variadas em que se destacam nomes como Mão Morta, Selma Uamusse e Club Makumba, bem como as bandas conimbricenses Birds Are Indie, M’as Foice, So DeaD e The Twist Connection.

Para abrir o apetito para este evento, decorre já nos dias 29 e 30 de maio, no Jardim da Sereia, o Festival Nereida, com atuações internacionais e nacionais das quais se destacam Mick Harvey e 5ª Punkada. 

PUBLICIDADE

Para tal, o Município de Coimbra vai apoiar a entidade organizadora de ambos os eventos, a Fortunoscópio Unipessoal Lda., com 100 mil euros, ao que ainda se juntam diversos apoios logísticos disponibilizados por serviços municipais: Departamento de Espaço Público, Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, Departamento de Cultura e Turismo, Polícia Municipal, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, entre outros. O apoio financeiro e os vários apoios logísticos serão formalizado através de uma parceria entre o Município de Coimbra e a Fortunoscópio Unipessoal Lda, via protocolo entre ambas as entidades. Segundo a informação dos serviços municipais, o montante total do apoio financeiro ao segundo outorgante será pago 30% a partir de 1 de setembro de 2024 e 70% após a entrega do relatório do evento, “que nunca deverá ultrapassar o dia 15 de setembro de 2024”.

Tal como explana a informação do Gabinete de Grandes Eventos, a Câmara Municipal de Coimbra “reconhece a grande projeção internacional do evento e o relevante interesse municipal, determinante para a notoriedade da cidade enquanto vetor na promoção turística”, sublinhando também “a indubitável importância para as atividades culturais ao ar livre e a exponencial dinamização das atividades socioeconómicas na região de Coimbra que este evento irá acarretar”. Através deste tipo de iniciativas, a autarquia pretende “consolidar Coimbra como uma cidade de referência na organização e acolhimento de grandes eventos internacionais”, acrescenta o mesmo documento.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE