Coimbra

 Coimbra vai aderir à Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 24-03-2023

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai deliberar, na reunião do Executivo da próxima segunda-feira, dia 27 de março, uma proposta de adesão à Federação Portuguesa do Caminho de Santiago que, posteriormente, vai para apreciação da Assembleia Municipal. Coimbra vai juntar-se, desta forma, aos atuais 39 membros que compõem esta entidade que procura fomentar o desenvolvimento sociocultural e turístico dos territórios atravessados pelos Caminhos de Santiago.

PUBLICIDADE

O processo remonta da 10 de maio de 2021, data em o Executivo Municipal aprovou por unanimidade “o reconhecimento da Federação Portuguesa Caminhos de Santiago (FPCS) enquanto Entidade Gestora do Caminho Português Interior – Coimbra – Viseu, por forma a poder dar continuidade ao processo de certificação do Caminho Interior”.  Esta deliberação, no entanto, não contemplava a adesão de Coimbra à Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. 

No entanto é, agora, entendimento do Executivo Municipal que Coimbra deve aderir à FPCS e beneficiar da condição de membro em toda a sua plenitude, pois Coimbra é o único município não associado dos envolvidos na elaboração do Dossier de Certificação do Caminho Português de Santiago Interior (Coimbra – Viseu). 

PUBLICIDADE

publicidade

Aprovada a deliberação no Executivo, a proposta de adesão vai seguir para votação em Assembleia Municipal e requer, posteriormente, visto do Tribunal de Contas. Reunidas estas condições, Coimbra está em condições de formalizar a proposta de adesão à FPCS, que implica o pagamento de uma quotização anual de 500 euros para ter acesso a todos os benefícios de município associado.

Tal como se lê na informação dos serviços municipais, esta adesão não compromete o Município com custos adicionais, salvo despesas que estejam diretamente relacionadas com algum trabalho complementar, por exemplo levantamentos de georreferenciação ou outros que sejam exigidos no processo de certificação. 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE