Saúde

Coimbra: Vacinação deixa enfermeiros exaustos e sem perspetivas de reconhecimento

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-05-2021

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) visitou hoje o centro de vacinação de Coimbra e algumas unidades de saúde e a opinião dos enfermeiros é unânime: o processo de vacinação está a ser muito cansativo e desgastante e a provocar problemas no funcionamento dos serviços. Nomeadamente, carência de enfermeiros nos cuidados prestados à população. E, numa fase em que alguns profissionais começam já a gozar férias, basta um enfermeiro entrar de baixa médica para isso provocar falhas no normal funcionamento dos serviços.

PUBLICIDADE

Face à recente situação denunciada pelo SINDEPOR de que a ARS Norte está a apagar os pontos de progressão de carreira acima dos 10 pontos necessários para subir de escalão, os elementos do SINDEPOR questionaram o que se passa a este nível na ARS Centro. A informação obtida indica que não está a suceder, na ARS Centro, o referido “apagão” que a congénere do Norte está a praticar.

Outro motivo de preocupação prende-se com a dificuldade em concretizar a avaliação de 2019 e 2020 e, também devido a essa dificuldade, a perspetiva de os enfermeiros serem avaliados com “Adequado”, ou seja, dois pontos pelo biénio em causa. “Não aceitamos de forma alguma esta avaliação completamente injusta e que faz parecer que não existiu e não existe uma pandemia terrível em Portugal”, critica Nuno Couceiro, coordenador do SINDEPOR na região centro.

PUBLICIDADE

“Os enfermeiros merecem ser avaliados com, pelo menos, a classificação de ‘Relevante’ [quatro pontos por biénio]. Não nos podemos esquecer que estamos perante o maior esforço das nossas vidas, que exigiu uma enorme coragem e empenho, tanto no combate à covid-19, como no processo de vacinação”, apela Nuno Couceiro, que recorda que o Presidente da República disse, no Dia do Enfermeiro (12 de Maio), que o país tem de compensar os seus enfermeiros financeiramente e não apenas com palavras de conforto.

O Centro de Vacinação de Coimbra é organizado e gerido por enfermeiros e vacina, em média, 1500 pessoas por dia. O SINDEPOR visitou hoje este centro e as Unidades de Saúde Familiar (USF) Mondego e Manuel Cunha, a Unidade de Cuidados na Comunidade de São Martinho, onde falámos com a Equipa Coordenadora Local (ECL) Urbana e outros colegas, e as USF Norton de Matos, Pulsar e Briosa, onde dialogámos com enfermeiros. Além de Nuno Couceiro, o SINDEPOR fez-se ainda representar por Margarida Vieira, Nuno Santos, Nadine Loureiro, Marília Mateus e Rúben Bernardes.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE