Coimbra

Coimbra transplanta 7 palmeiras anãs

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 22-09-2023

A Metro Mondego, SA, em coordenação com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, vai proceder ao transplante de sete palmeiras anãs da espécie Chamaerops humilis, atualmente localizadas na rotunda da Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), para a conhecida rotunda das Palmeiras, na Solum.

PUBLICIDADE

Segudo a autarquia, “esta medida deve-se ao atravessamento do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que obriga à remoção total das palmeiras anãs da sua localização atual. A decisão de transplantar as sete palmeiras anãs para a rotunda das Palmeiras visa preservar estas árvores e manter o enquadramento paisagístico envolvente”. 

PUBLICIDADE

Esta intervenção implica, ainda, a remoção das duas palmeiras da espécie Phoenix canariensis existentes na rotunda das Palmeiras, exemplares esses que apresentam perigosidade, não só pelo ataque do escaravelho vermelho (uma das palmeira já se encontra completamente morta), mas também pela podridão existente na lateral de um dos exemplares, o que a coloca em risco de queda. 

A Câmara Municipal de Coimbra considera, pois, que a segurança pública é uma prioridade e essa intervenção é fundamental para assegurar a integridade do espaço urbano e a segurança de pessoas e bens.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os trabalhos de remoção das palmeiras estão programados para iniciar na segunda-feira, dia 25 de setembro, e os trabalhos de transplante serão realizados na semana de 2 a 6 de outubro. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE