Vamos

Coimbra transforma-se num palco gigante com concertos, teatro e festas à borla

Notícias de Coimbra | 27 minutos atrás em 05-09-2025

A Baixa de Coimbra recebe uma intensa programação cultural no âmbito da iniciativa “Verão a Dois Tempos”, promovida pelo Município de Coimbra em parceria com várias entidades culturais locais.

A programação desta sexta-feira, 5 de setembro, do “Verão a Dois Tempos”, é particularmente intensa e distribuída por vários espaços da cidade.

O Café Santa Cruz acolhe, às 17:00, um showcase de Tipo, projeto a solo de Salvador Menezes, seguido às 18:00 por Vitorino Voador, em formato showcase na Loja Jorge Mendes, na Praça do Comércio.

PUBLICIDADE

Às 19:00, no Centro de Artes Visuais, sobem ao palco os percussionistas João Pais Filipe e Krake, num concerto de pulsação intensa e liberdade rítmica.

Às 20:00, a Estação Nova recebe a performance imersiva “Serenata a Paredes – Parte I”, que celebra o centenário do guitarrista Carlos Paredes através da música e da imagem.

A noite prossegue com Afonso Cabral, em showcase no Hotel Astória, às 21h00, e com a apresentação do novo disco de Iúri Oliveira, às 22:00, novamente na Estação Nova.

O dia encerra no Mercado Municipal de Coimbra, às 23:55, com o Sarau Hiperestésico, uma proposta imersiva que regressa também na noite de sábado.

No sábado, 6 de setembro, a programação do ciclo Epicentro continua.

Às 17:00, o Centro de Artes Visuais recebe Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu, que apresentam ao vivo o trabalho “Goela Hiante”.

Uma hora depois, às 18:00, o Largo do Poço acolhe um showcase de Mariana Camacho, seguido às 19:00, na Estação Nova, do concerto dos You Can’t Win, Charlie Brown.

Às 21:00, é a vez de André Júlio Turquesa subir ao palco do Hotel Astória, apresentando o seu novo álbum “Disco de Reclamações”.

A noite encerra com o espetáculo “Requiem”, de Nuno Gonçalo Rodrigues, com Maria Jorge e a Filarmónica Taveirense, marcado para as 22:00 no Largo do Romal, uma reflexão artística sobre a perda de espaços culturais e comunitários.

A iniciativa “Verão a Dois Tempos” decorre até ao final de setembro e resulta de uma coorganização do Município de Coimbra com a Associação Há Baixa, a Blue House, os Encontros de Fotografia e o Jazz ao Centro Clube.

A programação, que soma cerca de uma centena de atividades, ocupa vários espaços da Baixa de Coimbra e propõe concertos, performances, oficinas para crianças, residências artísticas e outras iniciativas que pretendem revitalizar o centro histórico da cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE