Coimbra

Coimbra tem uma clínica pioneira em estética paliativa. Saiba qual é (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-08-2022

Mónica Silva e Mara Gomes dirigem a Clínica MoMa, instalada em Coimbra há dois anos e meio e pioneira, a nível nacional, em estética paliativa, oncológica e humanizada. O conceito é associar a autoestima aos cuidados paliativos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que passam por doenças ou tratamentos agressivos. 

PUBLICIDADE

A MoMa nasceu da vontade que estas duas profissionais sentiram em ir mais longe. Trabalharam juntas vários anos na área da estética convencional, mas cedo perceberam que o que faziam era muito mais do que tratar da aparência de alguém. Do outro lado do Atlântico surgiu a peça que faltava: conheceram a formadora Vanessa Menezes Monteiro, especializada em estética paliativa, oncológica e humanizada no Brasil e tudo se encaixou. 

“Infelizmente em Portugal o conceito ainda não está muito divulgado, mas cada vez mais os doentes oncológicos, e que sofrem de outras doenças, estão à procura de algo que lhes dê algum conforto”, afirma Mónica Silva, master em estética avançada. “O que fazemos é direcionar os tratamentos de estética para quem tenham necessidades relacionadas com algum problema de saúde ou que estejam a passar por alguma situação mais debilitada”, refere Mara Gomes, também ela master em estética avançada, dando conta que os tratamentos podem atuar nas áreas de oncologia, Alzheimer, HIV, diabetes, pacientes com problemas renais, entre outras.

PUBLICIDADE

Com recurso a diversos tratamentos, como terapia do som com taças tibetanas, drenagens linfáticas manuais, hidratações, entre muitos outros, na MoMa faz-se com que “a pessoa sinta que ainda está viva, necessita de ser tocada, beijada, vamos ao encontro de amenizar a dor e fazer com que o paciente receba o que temos para oferecer”, diz Mónica Silva, que também é doente oncológica. “Sabemos que há tratamentos agressivos como a radioterapia e os pacientes muitas vezes não têm a pele hidratada, e deveriam ter, nós atuamos com hidratações. Se têm, por exemplo, um linfedema, que é um braço ou perna inchados, podemos fazer uma drenagem linfática manual”, exemplifica. 

Os tratamentos são sempre feitos com aconselhamento médico e com respeito pelas limitações provocadas pelos tratamentos médicos ou mesmo pela vontade do paciente.

PUBLICIDADE

publicidade

A MoMA tem direção clínica do especialista em cirurgia plástica e reconstrutiva Luís Barata Teles, e oferece também tratamentos direcionados para as fases pré e pós cirurgia.

“O nosso objetivo principal não é curar, mas sim cuidar. Enquanto profissionais da área, oferecemos uma nova visão ao paciente, onde encaramos a morte como fazendo parte do ciclo natural da vida. Desta forma, focamos a atenção para a vida que ainda há para ser aproveitada”, explicam. O foco é “acolher e cuidar num todo, proporcionando sensações e emoções agradáveis tais como: paz, serenidade, relaxamento, promoção da autoestima e uma boa conversa”.

“A estética paliativa, oncológica e humanizada é das coisas mais bonitas que temos nesta área. É a nossa casa e queremos continuar a proporcioná-la por muito tempo”, remata Mónica Silva. 

A MoMa situa-se na Rua Câmara Pestana, nº39, loja 2 e funciona de segunda a sábado. 

Veja o direto NDC com Mónica Silva e Mara Gomes:

Conheça a terapia do som com taças tibetanas e os seus efeitos:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE