Saúde

Coimbra tem Observatório de Saúde para a Violência entre Parceiros Íntimos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 25-11-2014

Foi hoje apresentado, em Coimbra, o Observatório de Saúde para a Violência entre Parceiros Íntimos. Trata-se de um projeto-piloto – que reúne as parcerias da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), através da Unidade de Violência Familiar, e da DGS, através do Plano Nacional de Saúde Mental – que visa a intervenção complementar dos cuidados de saúde primários e dos hospitais da região Centro para diagnóstico precoce e encaminhamento das vítimas de violência doméstica.

PUBLICIDADE

No âmbito deste Observatório, pretende-se, como primeiro passo, introduzir em todos os centros de saúde um screening no Sistema de Apoio ao Médico (SAM) para sinalização das situações de violência, acompanhado de um instrumento de avaliação do risco e que será determinante para o encaminhamento para as redes locais dos agrupamentos de centros de saúde (ACES), que já dão resposta à violência doméstica, ou para a Unidade de Violência Familiar do CHUC.

Há já alguns anos que as estruturas de saúde da região Centro têm, assim, olhado justificadamente para este problema de Saúde Pública e têm procurado uma intervenção multidisciplinar e multissectorial alargada às escolas, à Segurança Social, à área da Justiça e das forças de segurança.

PUBLICIDADE

O Observatório terá também a função de, realizado o diagnóstico da situação, facilitar a investigação epidemiológica, contribuir para a definição de políticas públicas locais e mais adequadas às necessidades da população com vista à prevenção e eliminação da violência entre parceiros íntimos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE