Coimbra

Coimbra tem mais 10 viaturas de recolha de resíduos urbanos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-02-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou hoje 10 viaturas de recolha de resíduos urbanos que reforçam a frota municipal. Um investimento de 4,4 milhões de euros, no âmbito de um concurso público internacional para o aluguer operacional destes veículos, que vão estar ao serviço da autarquia nos próximos 96 meses. As viaturas, que já circulam pela cidade, foram hoje apresentadas na Divisão do Ambiente, no Algar, com a presença do Presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador com o pelouro do Ambiente, Carlos Lopes. 

PUBLICIDADE

Nos próximos oito anos, a autarquia terá em atividade mais 10 veículos de remoção de resíduos urbanos, no âmbito de um concurso público internacional para o aluguer operacional destas viaturas. As viaturas estão decoradas com a mensagem “Coimbra Zero Resíduos – Estamos Juntos”, apelando ainda aos famosos “três r’s”: “reduza”, “reutilize” e “recicle”. 

Um investimento global de 4.374.187,50 euros, que foi adjudicado em cinco lotes distintos, tendo em consideração as especificidades das viaturas.

PUBLICIDADE

O lote 1 inclui o aluguer operacional de dois veículos pesados de recolha de resíduos urbanos, com 5,5 m3 de capacidade, com o objetivo de operar na Alta e na Baixa de Coimbra, por se tratar de zonas sensíveis com maior presença de visitantes.

Já o lote 2 inclui dois veículos pesados de recolha de resíduos urbanos, com 10 m3 de capacidade, visando a recolha em ruas mais estreitas. O lote 3 inclui o aluguer de três veículos pesados, com 16 m3 de capacidade, para recolha de resíduos urbanos em arruamentos de maior dimensão, com o objetivo de substituir três viaturas próprias que irão ser abatidas.

PUBLICIDADE

publicidade

Por seu turno, o lote 4 inclui dois veículos pesados de recolha, com capacidade de 16 m3, grua e tremonha, o que permitirá a recolha do sistema “molok” (contentor semienterrado). Neste momento, dado o crescente número de contentores enterrados ou semienterrados instalados ou a instalar brevemente, estas viaturas são consideradas indispensáveis. Estes veículos também permitem a recolha e transporte de resíduos urbanos em arruamentos de maior dimensão.

Por fim, o lote 5 inclui um veículo pesado de transporte de resíduos urbanos, com sistema “ampliroll”, grua, pinça de resíduos, para fazer face à crescente utilização dos contentores para acondicionamento de resíduos (“polibenne”) e de apoio à única viatura existente para este efeito e que, por essa razão, tem elevada carga de utilização. Este veículo dará ainda apoio à recolha de monos e à recolha de verdes.

O júri do procedimento propôs a adjudicação dos lotes 1, 2, 4 e 5 ao concorrente Ecoambiente – Consultores de Engenharia, Gestão e Prestação de Serviços, S.A. Já o lote 3 foi adjudicado ao concorrente Hidromaster – Conservação de Superficie, Lda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE