Coimbra

Coimbra tem mais 10 autocarros standard elétricos. Novos!

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 02-03-2024

Os 10 novos autocarros standard elétricos adquiridos pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra através de uma candidatura dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) já se encontram a circular pelas ruas da cidade, ao serviço dos cidadãos.

PUBLICIDADE

Já estão em circulação os 10 novos veículos standard elétricos, Otokar E-kent C, que fazem parte de um conjunto de 22 autocarros elétricos adquiridos pela autarquia, através de uma candidatura dos SMTUC ao POSEUR, sendo que os 12 minibus já estão ao serviço desde o passado mês de janeiro. Os novos veículos entraram no dia 1 de março, oficialmente ao serviço depois de, durante o mês de fevereiro, terem realizado um período de testes em contexto real. 

O objetivo da autarquia é, assim, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

PUBLICIDADE

A operação de aquisição dos veículos representou um investimento total de 10,8 milhões euros (M€), tendo sido comparticipada em 7,8 M€ por fundos comunitários e os restantes pela CM de Coimbra, ao abrigo de uma candidatura que realizou, através dos SMTUC, ao POSEUR para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”. 

Esta aquisição pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental, dando continuidade ao processo de renovação e descarbonização da frota planeado para os SMTUC.

PUBLICIDADE

publicidade

Os SMTUC e a Câmara Municipal continuam empenhados em elevar a qualidade do serviço público de transporte prestado, tornando-o mais eficiente económica e ambientalmente, adequando-se cada vez mais às necessidades da população.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE