Cidade

Coimbra tem 170 mil euros para nova fase de incentivo à energia fotovoltaica

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-01-2021

A Câmara de Coimbra disponibiliza 170 mil euros para a segunda fase de candidaturas à concessão de incentivos à produção e armazenamento de energia elétrica fotovoltaica para autoconsumo, segundo uma deliberação aprovada hoje pelo executivo municipal.

PUBLICIDADE

No primeiro período de candidaturas, entre 12 de maio e 30 de setembro de 2020, a autarquia presidida por Manuel Machado, do PS, atribuiu 30 mil euros de apoio às 51 candidaturas aprovadas.

PUBLICIDADE

Ao abrigo do regulamento “Coimbra cidade sustentável – Autoconsumo fotovoltaico”, a Câmara reserva ainda para a nova fase, que começa no dia 01 de fevereiro, “uma dotação remanescente de 170 mil euros”, foi divulgado na primeira sessão quinzenal do executivo de 2021.

A criação do regulamento municipal, em vigor desde abril de 2020, resultou da segunda proposta mais votada na edição de 2019 do orçamento participativo do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Com uma dotação global de 200 mil euros, o projeto de apoio do município à produção e armazenamento de energia elétrica fotovoltaica para autoconsumo reuniu 51 candidaturas aprovadas no primeiro período, totalizando 30 mil euros de incentivos, tendo 46 iniciativas sido apresentadas por pessoas singulares, quatro por condomínios e uma por pessoa coletiva sem fins lucrativos de direito privado.

Acompanhadas dos documentos solicitados, as novas candidaturas devem ser efetuadas com preenchimento de um formulário disponível na seguinte plataforma de serviços do município: http://servicosonline.cm-coimbra.pt.

Com este programa, a Câmara de Coimbra pretende promover a sustentabilidade energética, sensibilizar a população do concelho para o combate às alterações climáticas e “contribuir para o cumprimento das metas e orientações europeias” ao nível da redução da emissão de gases com efeito de estufa e do consumo de energia proveniente de fontes fósseis, entre outros objetivos. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE