Educação

Coimbra Space Summer School descola esta semana

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-09-2022

A Coimbra Space Summer School (CSSS) arranca já esta quarta-feira, no Instituto Pedro Nunes (IPN). O evento decorre até sexta-feira, dia 9 de setembro, com um programa diverso que estimula a partilha de conhecimento e o contacto com instituições e empresas do setor espacial.

PUBLICIDADE

A CSSS é uma escola de verão dedicada a estudantes do Ensino Superior, investigadores e empreendedores que tenham interesse em explorar a economia do espaço.

Carla Duarte, Gestora de Inovação no IPN, revela que “a maioria dos participantes afirma ter um interesse especial pelo espaço e, também, valorizam a participação neste tipo de eventos, querendo alargar a sua rede de contactos com pessoas deste sector; alguns já têm uma ideia de negócio baseada na tecnologia espacial”. Acrescenta, ainda, que “o mais jovem tem 17 anos e o mais velho 56 anos e vêm de muitas universidades de todo o país”.

PUBLICIDADE

publicidade

A escola de verão ocorre anualmente, em Coimbra, e promove o empreendedorismo na área da economia do espaço, através de um concurso de ideias de negócio e de palestras com várias entidades e empresas ligadas ao setor. No total, já passaram mais de 200 participantes nas edições anteriores e, algumas empresas que pertencem ao programa de incubação ESA BIC Portugal (www.space.ipn.pt), foram criadas por empreendedores que testaram as suas ideias na Coimbra Space Summer School.

A 8ª edição da CSSS conta com a presença de mentores e oradores como Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Pedro Teixeira, R&D Manager na Frezite High Performance, Catarina Alves de Oliveira, Science Operations Manager e Instrument Scientist na European Space Agency (ESA), Cornelis Eldering, Diretor da ESA Business Incubation Center, Carlos Cerqueira, Business Developer na Neuraspace, e Désiré Nzengou, Consultor de Desenvolvimento de Mercado na European Agency for the Space Programme (EUSPA).

PUBLICIDADE

O evento é organizado pelo Instituto Pedro Nunes, que coordena o ESA Space Solutions Portugal, em parceria com o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra. A CSSS conta, ainda, com o patrocínio da D-Orbit, OWL – Our Watch Leads, Present Technologies, Connect Robotics e Field.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE