Economia

Coimbra: Solução revolucionária para reconstruir nervos cortados NerveGen vence ARRISCA C

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-03-2023

O projeto NerveGen, desenvolvido na Universidade de Coimbra com a participação de investigadores do Instituto Pedro Nunes (IPN), é o vencedor da 11.ª edição do ARRISCA C, na categoria de Inovação. O projeto, que consiste na produção de dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica, com recurso à impressão 3D, foi, ainda, reconhecido com o Prémio Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

O NerveGen, desenvolvido pela Universidade de Coimbra, procura dar resposta à perda de funções sensoriais e motoras resultantes de lesões dos nervos periféricos. A equipa desenvolveu uma formulação revolucionária, entretanto patenteada, para a produção, por impressão 3D, de pequenos tubos-guia, de dimensão adaptável, que permitem a reconexão das duas extremidades de um nervo lesionado. Esta proposta, já testada em animais, apresenta vantagens claras face às soluções existentes no mercado, uma vez que possui resistência estrutural à sutura, não produz subprodutos tóxicos, é flexível e tem uma excelente integridade estrutural, transparência, permeabilidade, facilidade de armazenamento à temperatura ambiente e poderá ser personalizada de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

O galardão foi entregue, no dia 28 de fevereiro, aos investigadores do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) do IPN, Patrícia Pereira e Fábio Cerejo, durante a Sessão de Entrega de Prémios da 11.ª Edição do Concurso de Ideias ARRISCA C, realizada na Casa das Artes de Miranda do Corvo. A equipa é liderada por Jorge Coelho, Investigador no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra e no LED&MAT do IPN. O primeiro prémio Inovação corresponde a um valor monetário de 3500,00€ e o prémio Câmara Municipal de Coimbra a 3000,00€.

PUBLICIDADE

O ARRISCA C é um Concurso de Ideias de Negócio, com um historial de 10 anos, que premeia ideias de negócio de base científica e tecnológica na Região Centro. A iniciativa visa contribuir para a criação de startups, bem como spin-offs académicas e empresariais, promovendo o desenvolvimento de conceitos e projetos em fase embrionária, provenientes das atividades de investigação e desenvolvimento, do conhecimento científico e/ou tecnológico dos seus promotores, nas áreas de Recursos Naturais e Bioeconomia; Materiais, Tooling e Tecnologias de Produção; Tecnologias Digitais e Espaço; Energia e Clima; Saúde e Bem-Estar; Cultura, Criatividade e Turismo

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE