Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: SMTUC admitem 58 candidatos no curso de motorista

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-06-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), vai admitir 29 novos assistentes operacionais para a função de motorista. Foram admitidos a este concurso, que foi aberto em abril, 58 candidatos, sendo que as provas teórica e prática serão realizadas na primeira quinzena de julho, anuncia a autarquia.

PUBLICIDADE

A autarquia prossegue, assim, o seu objetivo de reforçar o serviço público de transportes urbanos, apostando na contratação de motoristas e aquisição de viaturas. Quando este concurso estiver concluído a Câmara terá admitido 93 novos trabalhadores para a função de motorista nos últimos três anos, o que tem permitido a melhoria e reforço da rede dos SMTUC, defende a CMC.

O concurso para a admissão de 29 novos motoristas, publicado em abril, está a avançar e está concluída a primeira análise às candidaturas formalizadas. Nesta fase, foram admitidos a concurso 58 candidatos, que na primeira quinzena de julho vão realizar provas teórica e prática. 

PUBLICIDADE

publicidade

A CM Coimbra continua, assim, a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes. Depois de, em dezembro de 2019, os SMTUC terem chegado à zona sul do concelho, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, os transportes públicos municipais chegaram, a partir do passado dia 1 de abril, às freguesias da zona norte, designadamente Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela, beneficiando mais de 20 mil habitantes, reforça o município.

Importa ainda referir que, em breve, está previsto chegaremtambém às freguesias da margem direita do Mondego, como Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa, até ao limite do concelho. 

PUBLICIDADE

No dia 1 de junho, entrou também em funcionamento a primeira fase da Ecovia. Um sistema “park & ride” servido por nove novos autocarros 100% elétricos que percorrem linhas especiais de transporte público entre os parques de estacionamento periféricos e os principais destinos dentro da cidade de Coimbra. Uma aposta da Câmara de Coimbra no relançamento de um sistema acessível e ecológico que pretende poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera, designadamente na Alta histórica da cidade.

A Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra já são parceiros institucionais deste projeto, apresentando assim melhores condições de mobilidade aos docentes, funcionários, alunos, médicos e doentes. 

No que diz respeito ao reforço do número de viaturas, a CM Coimbra reforçou a frota dos SMTUC com 79 viaturas nos últimos sete anos: 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e dois híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros. Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., que venceu o concurso público internacional, por 2,4 milhões de euros.

Recorde-se ainda que os custos com os SMTUC são suportados pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com