Coimbra

Coimbra salva jardim da Solum que estava destinado a estacionamento (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-10-2022

O jardim situado junto ao Estádio Cidade de Coimbra, na Solum, vai manter-se depois de concluídas as obras da empreitada do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

PUBLICIDADE

O projeto previa que este espaço ajardinado fosse transformado em parque de estacionamento mas, por iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, foi alterado de forma a salvar este jardim que se encontra junto à rua D. João III, uma via em calçada que dá acesso ao Jardim Escola João de Deus e ao Jardim de Infância da Solum.

A empreitada do SMM, que decorre no troço Portagem – Alto de São João, prevê que aquela rua seja dedicada unicamente à circulação pedonal e à passagem dos veículos do Metrobus.

PUBLICIDADE

Como o arranque dos trabalhos da empreitada nesta rua implica a necessidade de corte da circulação de trânsito automóvel, a Câmara de Coimbra acordou, com a Infraestruturas de Portugal (IP) e com os estabelecimentos de ensino localizados na zona, a criação de um pequeno parque de estacionamento provisório que assegure segurança das crianças quando chegam e saem da escola. Trata-se, como refere a autarquia, de um parque de “muito curta duração”, designado por “kiss&ride”, que funcionará durante o período em que decorrerem as obras.

Para que não seja usado de forma abusiva ao longo do dia como parque de estacionamento, está previsto que o acesso a este espaço seja controlado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Importa destacar que a intervenção agora prevista é uma evolução relevante relativamente à inicialmente inscrita no projeto do Metrobus do SMM, que incluía o abate de árvores aí existentes e a criação de um parque de estacionamento definitivo”, sublinha a Câmara de Coimbra em nota enviada ao Notícias de Coimbra.

Fruto destas negociações entre o município, a IP e os estabelecimentos de ensino, a solução encontrada e que será implementada vai ocupar uma parcela consideravelmente menor da área do jardim. De acordo com a autarquia, foi estudado “um esquema de circulação funcional que não só preserva as árvores existentes como, adicionalmente, cria condições para a plantação futura de 16 espécimes adicionais”.

De referir que a IP iniciou recentemente a execução desta obra, estando a ser ponderada a possibilidade de serem utilizadas grelhas de enrelvamento e calçada em cubos de granito, nomeadamente para não impermeabilizar a zona afetada.

Aquando do início da operação do Metrobus, e ponderadas as condições de acessibilidade potenciadas pela nova oferta de transporte público, este espaço voltará a ser requalificado e reposto o arranjo urbanístico e o jardim público atualmente existente.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE