Coimbra recebe a 2ª edição do Drag Brunch, um evento que une gastronomia, arte drag e celebração da diversidade. Organizado por Raffa Delgado — também conhecida como a anfitriã drag queen do espetáculo.
A 1ª edição aconteceu no dia 28 de junho. “O mês de junho, além de celebrar o Orgulho LGBTQIAPN+, é também o Mês Internacional das Drag Queens e das Pessoas Não Binárias, o que tornou a ocasião ainda mais significativa. Ver-nos fora das casas noturnas, num ambiente livre e acolhedor, deu-nos o estímulo necessário para continuar com o projeto”, afirma Raffa Delgado. “A parceria com o Robert – responsável pelo espaço Empório do Tuca -, resultou num belo espetáculo.”
PUBLICIDADE
O conceito de Drag Brunch já é popular em cidades como Nova Iorque, Barcelona, Amesterdão, Berlim e Sydney. Trata-se de uma experiência vibrante que mistura um brunch descontraído — com petiscos e bebidas — a atuações de drag queens, com música, humor inteligente e forte interação com o público. “É diversão garantida para todos, num ambiente de glamour, inclusão e celebração”, destaca.
Questionado sobre a receção do público numa cidade conhecida pelo seu perfil mais conservador, Raffa responde com confiança: “Não é o primeiro evento que organizo para a comunidade LGBT em Coimbra. Juntamente com a drag queen Thiago Ghoul e uma equipa dedicada, criámos o Quarta Queer, que durante um ano teve lugar no InClub, também dedicado à arte drag — mas durante a noite.”
O objetivo, segundo a organizador, é mostrar ao público que a arte drag vai além de rótulos ou preconceitos. “Espero que todos consigam ver a nossa arte como um momento de celebração e que nos reconheçam como artistas, para além das barreiras impostas pelo conservadorismo.”
Entre os destaques da noite está Laysa Star, atração nacional reconhecida por suas performances marcantes. Ao lado dela, o palco será comandado por Raffa Delgado, que atua como hostess da noite, além de artistas como Thiago Ghoul, Martins Barreto, Bia D’Avyllah, Clarice Chermont e Lorena Fox, que trazem ao evento uma mistura de estilos, ritmos e manifestações artísticas.
A entrada é gratuita, e o evento acontece em espaço aberto, sujeito à lotação. A iniciativa busca promover a valorização da cultura local, o respeito pela diversidade e o fortalecimento dos laços comunitários por meio da arte.
O Drag Brunch está previsto acontecer mensalmente durante o verão. O próximo acontece a 31 de julho pelas 18:00 (liberação de músicas) e às 19:00 (show principal) no Empório do Tuca (Rua Visconde da Luz, 75 – Baixa de Coimbra).
PUBLICIDADE