Coimbra

Coimbra: Rua do Futuro com “nova centralidade”em Almalaguês

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-05-2021

Vai começar a construção da Rua do Futuro, em Almalaguês, “de grande importância para a organização do território de Almalaguês”, disse hoje o presidente da Câmara de Coimbra no momento da entrega da empreitada à construtora. “Estamos a criar uma nova centralidade para Almalaguês”, destacou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

Com um investimento superior a 220 mil euros, executado pela firma Construções Castanheira & Joaquim, Lda., que venceu o concurso público, a Rua do Futuro “vai permitir resolver vários constrangimentos à circulação automóvel, criar novas acessibilidades para o interior da localidade e facilitar o acesso à Casa Mortuária, às instalações do Instituto de Almalaguês, às povoações de Rio de Galinhas e de Monforte e ao nó de acesso à A13.

PUBLICIDADE

A Câmara de Coimbra vai concluir a Rua do Futuro (Variante Poente) em Almalaguês, uma importante via de ligação na freguesia. Um investimento de 223.606,69 euros (IVA incluído)que vai permitir resolver alguns constrangimentos à circulação automóvel que se fazem sentir nesta povoação, que tem uma estrutura urbana muito restritiva por ser um aglomerado bastante antigo que se foi consolidando ao longo de arruamentos estreitos.

O autarca recordou que esta é uma ambição antiga das autarquias e da população, que remonta à década de 80, mas que foi possível agora “chegar a acordo com os proprietários” dos terrenos. Para Manuel Machado, esta “vai ser uma ligação de grande utilidade para todos, os que passeiem a pé, os que se desloquem com o trator, de carro ou de bicicleta”.

PUBLICIDADE

publicidade

A concretização da Rua do Futuro vai ajudar ao escoamento do trânsito automóvel do interior da localidade, facilitando o acesso à Casa Mortuária, às instalações do Instituto de Almalaguês, às povoações de Rio de Galinhas e de Monforte e ao nó de acesso à A13.Embora parte do arruamento já esteja concluído, nunca foi possível concretizar a sua ligação à Rua da Estrada Nova, mesmo em frente à sede da Junta de Freguesia, pela dificuldade de aquisição dos terrenos.

Esses constrangimentos foram ultrapassados recentemente,os proprietários aceitaram vender as respetivas parcelas, a autarquia adquiriu os terrenos por cerca de 13.000 euros, elaborou um projeto de execução, lançou o concurso público e a obra inicia-se hoje, de forma a concluir o projeto.

Manuel Machado disse ainda que ao acelerar as obras públicas a Câmara de Coimbra procura “que as empresas mantenham postos de trabalho” e estimula que “estas contratem mais gente”. “Se puderem considerar esforços para acelerar a execução [da obra], a Câmara corresponderá com a mesma eficácia e prontidão pagando o justo trabalho que seja feito”, garantiu o autarca, desafiando a empresa que venceu o concuro público a ser célere nos trabalhos.

O presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, congratulou-se com o avanço desta obra e pediu compreensão à população durante o decorrer dos trabalhos, que provocam sempre alguns constrangimentos.

Este projeto contempla trabalhos de terraplanagem, drenagem pluvial e residual, pavimentação, incluindo a reposição do tapete betuminoso no troço já existente da rua, instalação de iluminação pública, infraestruturas para telecomunicações e execução de muros. Já na Rua da Estrada Nova, em direção à Rua Principal, serão demolidas as valetas e as bermas em betão, bem como as rampas para as entradas nos logradouros e substituídas por valetas espraiadas. Sob as bermas serão colocados coletores associados a sumidouros para permitir a drenagem das águas pluviais. Nesta zona será ainda fresado o pavimento betuminoso e colocada nova camada de desgaste.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE