Coimbra

Coimbra requalifica ruas na Alta da cidade com mais de 730 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 23-07-2021

A Câmara de Coimbra vai requalificar três ruas e um largo, na Alta histórica da cidade, na zona da Sé Velha e da Universidade, num investimento superior a 730 mil euros, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

A partir de segunda-feira, o município vai avançar com a intervenção sobre as “vias de acesso à Universidade de Coimbra (UC), nomeadamente as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o largo José Rodrigues”, refere a Câmara de Coimbra numa nota hoje divulgada.

Estas intervenções têm como objetivo requalificar “o espaço público, melhorando a mobilidade pedonal e rodoviária, a iluminação pública, o mobiliário urbano, as infraestruturas do subsolo e a sinalética das vias”.

PUBLICIDADE

A obra está dividida em três fases, a primeira das quais incide na rua Borges Carneiro e no largo José Rodrigues, seguindo-se posteriormente a intervenção na rua do Norte e na travessa com a designação desta rua. Por último, a empreitada contempla a rua de São João.

O município dá nota de que estas obras vão obrigar a “alguns condicionamentos de trânsito” na Alta da cidade, pelo que, na primeira fase de intervenção, vai “proceder-se ao corte da via na rua Borges Carneiro e no largo José Rodrigues e a circulação pedonal deverá ser efetuada pela rua e travessa do Norte”.

PUBLICIDADE

As intervenções incluem a “repavimentação” de modo a melhorar a mobilidade, salvaguardando a “memória histórica dos locais”.

A remodelação de redes de abastecimento de água, a instalação de rede de gás natural e a passagem subterrânea da rede elétrica são outras das ações previstas.

Vai ser ainda revisto o “estacionamento e trânsito nas ruas Borges Carneiro e de São João e o acesso ao largo junto ao Palácio dos Melos [antigas instalações da Faculdade de Farmácia], o levantamento e reposição dos pavimentos na rua de São João para correção de abatimentos e a revisão das escadas entre o Palácio dos Melos e a Faculdade de Letras, substituindo os degraus fraturados e colocando novos corrimãos”, lê-se na mesma nota de imprensa.

As obras, orçadas em 730 mil euros, fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

Estas intervenções estão inseridas na estratégia global de investimento nesta zona histórica, onde a autarquia prevê investir mais de quatro milhões de euros, acrescenta a Câmara.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE