Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra Região de Cultura promove 150 festas entre o mar e a serra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-07-2018

O projeto de programação patrimonial e cultural em rede Coimbra Região de Cultura, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da região, envolverá mais de centena e meia de iniciativas nos 19 municípios que integram a comunidade.

PUBLICIDADE


Uma das propostas artísticas do programa, denominada ‘À volta do fado’, que “cruzará o fado e a canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional”, integra 35 “espetáculos de fado, concertos comunitários e projetos selecionados em convocatória aberta”, que serão maioritariamente apresentados em “espaços de relevante valor patrimonial” de toda a região, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

publicidade

O fado, a canção de Coimbra, embora originária desta cidade, “percorre toda a região”, é “transversal” a todo este território, de Pampilhosa da Serra à Figueira da Foz, sublinhou, durante a apresentação do evento, hoje, em Coimbra, o presidente da CIM, João Ataíde, sustentando que “a cultura é o grande fator agregador das comunidades” e que este projeto visa ajudar a “promover a coesão social territorial”.

Pretendendo “homenagear o legado do fado e canção de Coimbra como património imaterial único”, sempre aliado a diversas manifestações artísticas e culturais do país, o ciclo ‘À volta do fado’ abrange eventos como ‘Fado mirado’, na Praia de Mira, em 26 de julho, ‘Com a guitarra de Paredes’ (Coimbra, 29 de julho), ‘Serenatas à janela’ (Arganil, 01 de setembro), ‘Coimbra com Vitorino’ e ‘Fado pintado’ (Oliveira do Hospital e Penela, 22 e 29 de setembro, respetivamente), entre outros, como ‘Ela [com Né Ladeiras]’, ‘Sabores do fado’, ‘Fado iluminado’, ‘A madeira que se fez guitarra’, ‘Adega da canção’ ou ‘Coimbra do Zeca’ (em Góis, Miranda do Corvo, Tábua, Vila Nova de Poiares, Mealhada e Soure).

PUBLICIDADE

Um festival itinerante – ‘Espírito do lugar’ –, integrando cerca de 90 espetáculos, performances e visitas guiadas, e um ciclo de programação – ‘Coimbra em rede’ –, abrangendo 25 espetáculos de música dança e instalações/performances, são outras das propostas artísticas do projeto.

Cruzando teatro, música, dança e outras artes, numa “rede de iniciativas pluridisciplinares, integrando espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, o projeto pretende, designadamente, valorizar os patrimónios material e imaterial da região, criar novos públicos para as artes e para a cultura, potenciar “relações de pertença entre as comunidades locais e o património” e promover o turismo, sintetizou, na apresentação do programa, hoje, no Salão Nobre da Câmara de Coimbra, o secretário executivo da CIM, Jorge Brito.

Num plano mais específico, a iniciativa também pretende criar uma rede de programação intermunicipal de espaços patrimoniais e museológicos, promover “eventos que relacionem e valorizem o património tangível e intangível” da região, desenvolver uma rede de programação que integre os espaços culturais da região e promover uma comunicação integrada, “potenciando sinergias e ganhos de escala”.

Na sessão participaram também os presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

Antes da sessão de apresentação de Coimbra Região de Cultura  assistimos a momentos de fado  em espaços classificados como Património Mundial da UNESCO, que decorreram nas Escadas de Minerva, na Universidade, nas Escadas do Quebra Costas e no Arco de Almedina.

 

Escadas de Minerva

Quebra Costas

Arco de Almedina

No final da sessão Cordis e António Ataíde com os Impuros brindaram a sala com canções do alentejano Vitorino!

Este é o primeiro de uma série de três projetos que, promovidos pela CIM, envolvem um investimento global superior a um milhão de euros, comparticipado em 85% por fundos europeus, no âmbito do programa Portugal 2020.

A CIM da Região de Coimbra é integrada pelos 17 municípios do distrito de Coimbra e pelos concelhos da Mealhada e de Mortágua (distritos de Aveiro e Viseu, respetivamente).

13 dos 19 presidentes dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra não estiveram presentes nesta apresentação.

Para além do anfitrião Manuel Machado e de João Ataíde (líder da CIM RC e da Figueira da Foz), associaram-se à iniciativa os presidentes das câmaras de Montemor-o-Velho, Penela, Cantanhede e Vila Nova de Poiares.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com