A Câmara de Coimbra aprovou hoje uma proposta para melhoria da rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que prevê a criação de uma nova linha, a reformulação e prolongamento de outras e alterações de horários.
A proposta, que visa “aumentar a fiabilidade do serviço, melhorar as condições de operação e de trabalho dos motoristas e reforçar a resposta em zonas de elevada procura, com especial incidência nos polos universitários”, foi aprovada por unanimidade.
Apesar de a proposta ter sido aprovada por unanimidade, a vereadora Ana Bastos, eleita pela Coligação Juntos Somos Coimbra (PPD-PSD/CDS-PP/IL/NC/PPM/VP/MPT), referiu que lhe “falta alguma fundamentação técnica consistente”, deixando a preocupação com o prolongamento da já extensa linha do Botânico.
Solicitou ainda que o período de experimentação dos percursos passasse de dois para três meses, ao que a presidente do município acedeu.
Os ajustamentos na rede hoje aprovados foram propostos por um grupo de trabalho, criado pelo novo executivo municipal, que integra serviços da Câmara, administração dos SMTUC, Comissão de Trabalhadores e uma equipa técnica externa.
Segundo a presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, eleita pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), os ajustes serão faseados e compatíveis com a futura reformulação da rede.
Incidem sobre as linhas 5, 5T, 6, 6F, 31, 34, 38, 38T e 38F e preveem ainda a supressão de algumas linhas atualmente em funcionamento, bem como a criação de uma nova ligação estruturante, no âmbito de “uma reorganização operacional orientada para a melhoria da fiabilidade e da legibilidade do serviço”.
A nova linha 54 vem assegurar a ligação Portagem – Portela via Polo II da Universidade, “reforçando a oferta numa zona em crescimento urbano e com forte procura associada aos polos universitários e áreas residenciais envolventes”.
Vai ainda garantir a ligação ao serviço da Metro Mondego nas estações da Portagem e da Portela, permitindo assim a intermodalidade dos serviços e uma maior oferta de deslocação.
As linhas 33, 33R e 5F serão suprimidas, pois “apresentavam sobreposição com outros serviços e menor eficiência operacional”.
As ligações que asseguravam passam a ser garantidas por linhas reformuladas, “com percursos mais claros e maior regularidade, evitando duplicação de oferta e melhorando a fiabilidade global da rede”.
Nas linhas 5 e 5T, o serviço é reorganizado, com ajustes de percurso e horários, concentrando a oferta em trajetos mais utilizados e com maior procura, para “reduzir atrasos, tornar os horários mais estáveis e garantir melhor ligação a zonas residenciais e polos universitários”.
As linhas 6 e 6F passam a ligar diretamente ao Hospital Pediátrico, eliminando a necessidade de transbordos.
Na linha 31, estão previstos ajustes de horários, sobretudo nos períodos de maior procura, para melhorar a regularidade do serviço e reduzir tempos de espera.
A linha 34 é simplificada, com redefinição do percurso e eliminação da linha 34T.
Nas linhas 38, 38T e 38F, os ajustamentos incidem sobretudo na organização do serviço noturno e nos horários, adequando a oferta à procura real e melhorando as condições de exploração, sem perda de cobertura nas zonas servidas.
Em complemento, a proposta prevê a reorganização de paragens na Quinta da Portela e no Rebolim, com criação, relocalização ou supressão de paragens, aproximando o serviço dos locais efetivamente utilizados e melhorando a acessibilidade.
Segundo os serviços municipais, encontram-se já em preparação novas propostas de ajustamento noutras linhas da rede, igualmente de caráter pontual e compatível com a reformulação estrutural em curso.