Conecte-se connosco

Cinema

Coimbra recorda José Saramago com ciclo de cinema

Publicado

em

O centenário de José Saramago vai ser comemorado em Coimbra com um ciclo de cinema, que inclui cinco sessões comentadas entre 24 de setembro e 15 de outubro.

Promovido pela Casa do Cinema de Coimbra e pelo Partido Comunista Português, em colaboração com a Fundação José Saramago, os filmes a exibir incluem quatro adaptações de textos literários do escritor e um documentário. De acordo com os promotores, pretendem contribuir para “a divulgação e o debate em torno da obra de um militante comunista, escritor universal da língua portuguesa e um dos mais destacados intelectuais comprometidos do Portugal democrático, pós-25 de Abril de 1974”.

A primeira sessão realiza-se a 24 de setembro, às 18h00, com a exibição de “O Homem Duplicado”, de Denis Villeneuve. No final há conversa pós-filme de Sérgio Dias Branco com Inês Seabra (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

Continua a 1 de outubro, às 18h00, com a exibição de “Embargo”, de António Ferreira, seguindo-se a conversa do realizador com Sérgio Dias Branco.

Segue-se, a 8 de outubro, às 18h00, “A Jangada de Pedra”, de George Sluizer, com comentário pós-filme a cargo de Sérgio Dias Branco.

O ciclo termina a 15 de outubro, dia em que será exibido, às 15h00, “A Maior Flor do Mundo, de Juan Pablo Etcheverry (incluído na Matiné Infantil Mensal), com comentário de Sérgio Dias Branco. O último filme, “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, está marcado para as 18h00. A conversa pós-filme será entre Sérgio Dias Branco e Sérgio Machado Letria (diretor Fundação José Saramago).

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade