A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta de parecer favorável reconhecendo a utilidade pública da Associação Artística e Cultural Salatina. Este parecer foi solicitado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (PCM) no âmbito do pedido de declaração de utilidade pública desta associação cultural.
A Associação Artística e Cultural Salatina pretende obter o estatuto de utilidade pública e, em resposta ao pedido de parecer da Secretaria-Geral da PCM, a Câmara de Coimbra vai emitir um parecer favorável, refletindo a atividade e o mérito desta associação. A autarquia destaca que, apesar de jovem, esta associação “tem dirigido as suas atividades para áreas temáticas e faixas etárias diversificadas, colhendo bons proveitos mercê da sua criatividade e resiliência”.
A autarquia salienta ainda que a Salatina, “criada para se dedicar à área musical, rapidamente se expandiu a outras áreas de intervenção social, artística e cultural, contando atualmente com nove secções ativas: Atelier de Música; Atelier de Escrita e Edição de Partituras Digital; Interpretação Histórica da Música; Atelier de Dança; Atelier de Pintura; Atelier de Inglês; Teatro; Yoga e Novas Tecnologias”.
PUBLICIDADE
“Nestas áreas, há que destacar a dinamização de atividades que fomentam o intercambio de conhecimentos e experiências entre os seus frequentadores que, sendo de faixas etárias distintas, contribuem por um lado para o enriquecimento cultural das gerações mais novas e, por outro, para a promoção do envelhecimento ativo, junto dos seniores”, é ainda evidenciado.
Segundo dados de março de 2020, a coletividade possui 310 associados, maioritariamente seniores, inscritos nos diferentes ateliers em funcionamento e conta com 21 colaboradores/formadores.
Fundada em 2016, a Associação Artística e Cultural Salatina é uma associação sem fins lucrativos, sediada na Av. Urbano Duarte, desenvolvendo a sua atividade de forma regular e colaborando com frequência com a CM Coimbra.
PUBLICIDADE