Cidade

Coimbra: Recolha de fundos vai ajudar a terminar Centro Social e Cultural da Relvinha iniciado há 16 anos 

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-10-2019

Os moradores de um bairro de Coimbra vão lançar uma campanha de recolha de fundos para que seja terminado o projeto de um Centro Social e Cultural, que está por concretizar há 16 anos, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O objetivo dos moradores do Bairro da Relvinha, que promovem a campanha de ‘crowdfunding’ é “angariar 34.000 euros em 60 dias”, uma vez que a ação termina em 12 de dezembro.

Segundo os promotores, em 2003, do projeto Relvinha.CBR_X, promovido pela Associação Cívica Pro Urbe durante a Capital Nacional da Cultura em Coimbra, “resultou um projeto de construção de um espaço sociocultural para as pessoas se poderem juntar e manter o espírito de convívio e união que caracterizam o bairro, bem como para a dinamização de atividades culturais”.

PUBLICIDADE

No entanto, “passaram 16 anos e o projeto, apesar de ter sido iniciado, ainda não foi concluído”.

Agora, os moradores no bairro lançam o apelo para que todos “contribuam com o que puderem” e apoiem a causa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Se cerca de 1.100 pessoas doarem 30 euros cada uma, o sonho de jovens e de idosos do Bairro da Relvinha é concretizado e Coimbra ganha um novo polo de dinamização cultural, social e comunitária”, é referido em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A nota refere que os moradores do Bairro da Relvinha “têm uma história de luta” e de mobilização “única” na cidade de Coimbra.

“O bairro da Relvinha das ‘casas’ de madeira degradadas faz parte da memória da cidade de Coimbra”, assinala.

A nota lembra ainda que “28 famílias, que tinham sido desalojadas, após a demolição de várias casas na zona da Estação Velha, Rua do Padrão e Arco Pintado são realojadas em casas de madeira de forma provisória em 1957”.

“O provisório tornou-se definitivo até à Revolução de Abril de 1974, altura em que os moradores do bairro se organizaram, aproveitando alguma da experiência acumulada de alguns dos seus moradores no combate e resistência ao fascismo”, acrescenta.

Os habitantes fundaram a Associação de Moradores em 1976 e, dez anos depois, fundaram a Cooperativa de Construção e Habitação Económica Semearrelvinhas, que assina agora este ‘crowdfunding’ pela concretização do projeto do Centro Social e Cultural que, após a sua conclusão, “poderá aproximar mais o bairro do centro, dinamizando atividades culturais que atraiam os moradores do bairro, mas também das outras zonas da cidade”.

Segundo a nota, atualmente existe um espaço, mas com deficiências, “sobretudo ao nível do teto que exibe por dentro as telhas imediatamente acima das traves de madeira, e faltam a construção de dois anexos de raiz que servirão de sala de computadores com uma pequena biblioteca, equipamentos aos quais os moradores de outra forma não têm acesso, e um espaço administrativo”.

“O projeto é assinado pelo arquiteto João Mendes Ribeiro e resta apenas avançar com as licenças camarárias, logo após a obtenção dos fundos, para arrancar com as obras caso o orçamento seja alcançado. A previsão é de que fiquem concluídas no final de 2020”, remata.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE