Coimbra

Coimbra recebe Simpósio Internacional de Ação Forense Humanitária (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-11-2019

Coimbra vai receber, entre as próximas quarta e sexta-feira (dias 27 a 29), no Convento São Francisco, o 1st International Symposium on Humanitarian Forensic Action.

PUBLICIDADE

O evento vai reunir os maiores especialistas internacionais de Medicina Legal e Ciências Forenses (com experiência de atuação em zona de conflito e situações de catástrofe), assim como outras personalidades ligadas à luta pela localização e identificação de pessoas desaparecidas, como Estela de Carlotto, ativista argentina presidente da associação Avós da Praça de Maio (que tem como objetivo localizar e restituir às legítimas famílias as crianças sequestradas pela ditadura militar argentina de 1976–1983).

Organizado pelo Missing Persons Project, do Comité Internacional da Cruz Vermelha, em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a Cruz Vermelha Portuguesa, a Câmara Municipal de Coimbra e o Centro de Pós-Graduação em Medicina Legal, o 1st International Symposium on Humanitarian Forensic Action terá a participação de 250 peritos, de mais de 50 países, que vão discutir as boas práticas e os princípios forenses para a prevenção e resolução de casos de pessoas desaparecidas.

PUBLICIDADE

publicidade

“É a primeira vez que a Cruz Vermelha Internacional resolve reunir todos os especialistas nesta área. Vamos ter os maiores especialistas internacionais neste domínio, gente proveniente dos cinco continentes, muitos profissionais que estão no terreno, na Síria, em El Salvador, no Sri Lanka… O que se pretende é partilhar reflexões, discutir preocupações e, sobretudo, tentar estabelecer as linhas de orientação que devem guiar todos os profissionais que trabalham nesta área”, resume Duarte Nuno Vieira, membro do comité organizador do simpósio e professor catedrático da FMUC.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura do 1st International Symposium on Humanitarian Forensic Action acontece às 12:30 de quarta-feira, dia 27, com a da Ministra da Justiça, Francisca van Dunem.

Estela de Carlotto intervém na sessão “O contributo das Avós da Praça de Maio para o desenvolvimento da ciência humanitária forense”, quinta-feira, às 18:00. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE