Coimbra

Coimbra recebe sessão pública para definir prioridades de investimento ambiental em Portugal

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 17-01-2024

No dia 25 de janeiro, realiza-se, em Coimbra, uma sessão de participação pública para definir as prioridades de investimento público ambiental, no âmbito da criação da futura Estratégia Nacional de Investimento Verde, designada de Novo Pacto Verde (NPV).

PUBLICIDADE

A sessão, organizada pela Secretaria Geral do Ambiente e pelo Fundo Ambiental, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e as Comunidades Intermunicipais de Coimbra e Aveiro, vai acontecer no Convento São Francisco, Sala D. Inês, pelas 9:30.

PUBLICIDADE

O encontro, aberto a todas as pessoas, visa estabelecer um plano de investimento estratégico e regenerativo de longo prazo para apoiar a transição ambiental em Portugal. As inscrições para participação presencial ou online devem ser feitas aqui. Após a fase de participação pública, os contributos recebidos serão analisados e integrados no processo de elaboração da proposta final do NPV.

PUBLICIDADE

publicidade

Inspirado pelo Pacto Verde da União Europeia, o NPV pretende apresentar propostas discutidas, consensualizadas e partilhadas pela sociedade portuguesa, identificando ideias comuns e necessidades coletivas prioritárias, apontando soluções que suportem futuras políticas públicas ambientais.

O NPV irá identificar setores-chave e soluções para enfrentar a emergência climática, garantindo a existência de infraestruturas, competências e processos adequados para os desafios atuais e futuros, promovendo a qualificação da população, a criação de empregos verdes, a coesão territorial e a valorização do capital natural.

PUBLICIDADE

Ao longo de 2023, a taskforce designada para coordenar o investimento público ambiental em Portugal tem analisado o panorama atual e identificado áreas prioritárias para promover a transição para um país mais sustentável.

Foram identificadas seis grandes áreas de foco: a melhoria da qualidade de vida em conexão com a natureza, as capacidades da população para uma transição sustentável, o compromisso com a gestão da água, a promoção de formas de mobilidade coletiva acessível a toda a população, o acesso a energia verde e os territórios perante as mudanças climáticas.

Os interessados em participar podem fazê-lo através das sessões presenciais abertas ou contribuir online através do site.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com