Coimbra

Coimbra recebe exposição sobre Leonardo da Vinci

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-03-2020

A Casa das Caldeiras, em Coimbra, vai acolher, a partir de domingo, uma exposição em torno do universo de Leonardo da Vinci, apresentando 12 máquinas construídas a partir de esboços do artista e inventor italiano, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A exposição, promovida pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pelo Exploratório – Centro Ciência Viva, é inaugurada no domingo, na Casa das Caldeiras, estando patente até 30 de junho, revelou hoje a organização, em conferência de imprensa.

A iniciativa, intitulada “Leonardo da Vinci: Tornar o conhecimento visível”, vai apresentar 12 máquinas construídas, a partir de esboços originais do inventor italiano, que foram doadas pela empresa americana IBM ao já extinto Museu Nacional da Ciência e da Técnica de Coimbra em 1969, cuja coleção passou para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC), referiu o diretor do Exploratório, Paulo Trincão.

PUBLICIDADE

publicidade

As máquinas construídas pela IBM no contexto da sua comunicação da ciência são pequenos objetos de carpintaria criados a partir dos desenhos de Leonardo da Vinci, sendo o maior um relógio que terá um metro e meio de altura, explicou o responsável, esclarecendo que a maioria das máquinas tem um comprimento de entre 70 centímetros a um metro.

Para além das máquinas, estarão também expostas reproduções de esquemas e desenhos de Leonardo da Vinci.

PUBLICIDADE

“Esta exposição tem uma visão transversal do Leonardo da Vinci”, vincou Paulo Trincão, referindo que alguns dos desenhos do inventor italiano presentes estarão expostos junto a objetos reais, como desenhos anatómicos ao lado de peças anatómicas, exemplificou.

A exposição é de entrada gratuita para a comunidade universitária, tendo um preço de cinco euros para o público geral e de 3,5 euros para estudantes e seniores.

O vice-reitor da Universidade de Coimbra Luís Simões da Silva, também presente na conferência de imprensa, realçou que o plano de atividades do Museu da Ciência prevê “uma série de iniciativas novas que irão surgir ao longo dos anos”, escusando-se a avançar com as novidades programadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE