Coimbra

Coimbra recebe Europeu de Kayak Polo e o leitor pode ver tudo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-08-2019

Está cada vez mais próximo o Campeonato da Europa de Kayak Polo, que, em 2019, entre 26 de agosto e 1 de setembro, se realiza em Coimbra, em quatro campos instalados na margem esquerda do Rio Mondego.

PUBLICIDADE

No total, são 49 equipas, oriundas de 18 países, que vão competir pelos títulos europeus de seniores masculinos, seniores femininos, sub-21 masculinos e sub-21 femininos.

Além das formações de seniores masculinos e sub-21 masculinos, que têm João Ribeiro e Bruno Alves como selecionadores, respetivamente, a equipa sub-21 feminina, treinada por Guilherme Bispo, corresponde a uma aposta ganha da Federação Portuguesa de Canoagem, que tem vindo a desenvolver trabalho com o objetivo de revitalizar o Kayak Polo na vertente feminina.

PUBLICIDADE

publicidade

Os espetadores que se deslocarem ao Parque Verde do Mondego vão ter a oportunidade de ver em ação a Espanha, actual campeã da Europa de seniores masculinos, e a Alemanha, que conquistou o último título mundial. Nos seniores femininos, a Alemanha é campeã do Mundo e da Europa, enquanto, nos sub-21 masculinos, a Grã-Bretanha conquistou os últimos títulos mundial e europeu. Nos sub-21 femininos, a Alemanha também é “dona” dos dois títulos.

Em Coimbra, vão competir alguns dos melhores jogadores da Europa e do Mundo, como são os casos do alemão Robert Pest, do italiano Luca Bellini e do espanhol Alejandro Gordo Herrero. No setor feminino, destaque para as alemãs Caroline Sinsel e Elena Gilles, a italiana Roberta Catania, a francesa Nais Zanfini e as britânicas Prudence Blyth e Virginia Coyles.

PUBLICIDADE

“É a primeira vez que há mais equipas sub-21 femininas do que seniores num Campeonato da Europa. Nunca tinha acontecido”, sublinha João Botelho, com o vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a assumir tratar-se de “uma boa novidade”, uma vez que, explica, “é a prova que a modalidade está a revitalizar-se e a motivar o interesse das atletas femininas”.

Responsável pelo Kayak Polo no seio da Federação Portuguesa de Canoagem, João Botelho confirma que, “ao nível do Campeonato da Europa, houve um pequeníssimo decréscimo face ao último Europeu, realizado em França”, mas, prossegue, “isso tem a ver com aqueles países da Europa de leste/central, mais pobres, que não vêm”. “É o preço a pagar por estarmos neste cantinho da Europa”, reforça.

 

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem antecipa “um campeonato bastante competitivo”. E explica: “O título europeu vai ser muito disputado, com as quatro equipas da frente a lutarem que “nem loucas”. Para além disso, a larga maioria das equipas discute um lugar nos oito primeiros, que é o que garante a presença no Campeonato do Mundo do ano que vem. Mesmo as equipas que não vão ao pódio, querem ir ao Campeonato do Mundo”.

 

João Botelho aproveita para recordar outros tempos, nomeadamente o ano de 1998, quando Portugal organizou, pela primeira vez, em Aveiro, um Campeonato do Mundo de Kayak Polo. “Eram outros tempos. Basta dizer que conseguíamos organizar um Campeonato do Mundo apenas com uma piscina. Atualmente, temos quatro campos montados e o Campeonato da Europa decorre durante quatro dias”, constata.

 

A nível organizativo, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem não tem dúvidas que as expetativas vão ser superadas. “Estamos em condições de fazer uma coisa que nunca foi feita: um grande, grande Campeonato da Europa de Kayak Polo, concretamente a nível de visão e comunicação do desporto e de uma abordagem mais profissional”, concretiza.

 

PARTICIPANTES

 

SENIORES MASCULINOS: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Rússia, Suécia e Suíça.

SENIORES FEMININOS: Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Polónia e Suécia.

SUB-21 MASCULINOS: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia e Suíça.

SUB-21 FEMININOS: Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal e Suíça.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE