Coimbra

Coimbra recebe competição para desenvolvimento de aplicações espaciais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-05-2018

O Instituto Pedro Nunes vai promover nos dias 25 e 26, em Coimbra, a competição de aplicações ActInSpace, que desafia estudantes e empreendedores a desenvolverem soluções com tecnologias espaciais num espaço de 24 horas.

PUBLICIDADE

A competição, coordenada pela Agência Espacial Francesa, pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Airbus, vai decorrer “em simultâneo em cerca de 70 cidades de 40 países de todo o mundo”, informou hoje o IPN.

PUBLICIDADE

publicidade

Na iniciativa, que decorre pela primeira vez em Portugal, os participantes têm “24 horas para desenvolverem soluções inovadoras que respondem aos desafios lançados”, sendo que a equipa portuguesa vencedora na competição que vai realizar-se em Coimbra vai depois disputar “o primeiro lugar internacional no Toulouse Space Show 2018, o maior evento europeu associado ao espaço”, explanou o IPN.

O ActInSpace é dirigido a estudantes e empreendedores de todas as áreas, tendo estes que desenvolver soluções inovadoras “com tecnologias espaciais com base nos desafios estabelecidos pelos organizadores”.

PUBLICIDADE

Durante o evento, os participantes vão ter “o apoio de mentores, profissionais nas áreas de gestão de negócios, criação de empresas, inovação tecnológica e peritos técnicos”.

O vencedor internacional, na final que se disputa em Toulouse, em 27 de junho, ganha “um voo parabólico” a bordo de uma aeronave, por forma a experimentar a sensação de gravidade zero.

“As equipas com ideias mais promissoras vão também receber apoio dos Centros de Incubação da ESA e seus parceiros para que possam acelerar os seus projetos”, acrescentou o IPN, entidade que coordena, desde 2014, o Centro de Incubação da ESA em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE