Economia

Coimbra recebe Campeonato Nacional das Profissões

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-04-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na reunião da próxima segunda-feira, um pedido de apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a realização do Campeonato Nacional das Profissões, em Coimbra, de 22 a 27 de maio.

PUBLICIDADE

profissoes-policiais

Trata-se de um megaevento de promoção das competências e qualificações profissionais, que promete trazer à cidade, além das cerca de mil pessoas que a organização envolve, vários milhares de visitantes.

PUBLICIDADE

O evento dura seis dias e é dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, “que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho”, pode ler-se no website da Worldskills Portugal, que se encontra integrada no IEFP, representando Portugal, por esta via, na WorldSkills Europe e na WorldSkills International.

As provas serão avaliadas segundo critérios exigentes e prescrições técnicas “estabelecidas internacionalmente por júris compostos por peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários)”.

PUBLICIDADE

publicidade

O campeonato, a decorrer em vários espaços da cidade, vai contar com 800 participantes nas provas – dos quais 400 concorrentes (jovens profissionais oriundos de conceituadas empresas e operadores de educação e formação), 350 jurados e peritos – e com 48 profissões em competição, mais 10 em demonstração, estruturadas em 6 áreas profissionais, informa a IEFP.

São ainda esperados cerca de “10.000 visitantes, com destaque para responsáveis e decisores políticos e económicos, parceiros institucionais, empresários, gestores, formadores, professores, formandos e jovens profissionais”, lê-se ainda no website da Worldskills Portugal.

Os campeões nacionais poderão vir a representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em novembro e dezembro de 2016, na Suécia (Gotemburgo), e no Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar nos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi), em outubro de 2017.

A CMC atribui a esta iniciativa “interesse municipal por contribuir para a dinamização do tecido económico local, promovendo a cidade e a região”. A autarquia pretende, pois, apoiar o evento, autorizando a ocupação de espaços públicos – nomeadamente do Parque Dr. Manuel Braga, Parque Verde do Mondego (para a cerimónia de abertura, no dia 22 de maio) e Praça 8 de Maio (de 20 a 26 de maio, para a realização da prova de vitrinismo) -, isentando ainda o IEFP do pagamento das referentes taxas de ocupação, no montante global de 1300 euros, e divulgando a iniciativa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE