Vamos

Coimbra recebe a primeira edição do LITERATURAS

Notícias de Coimbra | 23 minutos atrás em 11-02-2026

Coimbra, cidade histórica e berço de grandes escritores, poetas e pensadores, prepara-se para receber, entre os dias 4 e 8 de março de 2026, a primeira edição do LITERATURAS – Festival Literário de Coimbra.

Este grande evento literário promete transformar a cidade num palco vibrante de celebração da palavra, do pensamento e da cultura, com foco nas Literaturas e Escritores de Língua Portuguesa.

Sob o lema “A Arte que se exprime pela Palavra”, o festival tem como objetivo afirmar Coimbra como a Capital da Literatura em Portugal e criar um ponto de encontro de intercâmbio cultural entre autores, leitores, editores, tradutores e escritores.

PUBLICIDADE

O evento, que nasce para celebrar e promover o património literário lusófono, pretende colocar a cidade do Mondego no centro do panorama literário mundial, estabelecendo um diálogo entre diferentes literaturas e culturas do espaço lusófono.

O LITERATURAS 2026 terá uma abordagem inovadora, dividida em dois capítulos: o primeiro decorre em março, de 4 a 8, e o segundo será realizado em outubro, de 21 a 25.

Entre os nomes confirmados para a edição de março estão autores de renome internacional como Ana Paula Tavares (Angola), Luís Cardoso (Timor), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Álvaro Filho (Brasil), José Pedro Castanheira (Portugal), Kátia Casimiro (Guiné-Bissau), entre outros.

Com um programa diversificado, o festival vai promover encontros com escritores, apresentações de livros, tertúlias, ciclos de conferências, leituras encenadas, performances, oficinas e atividades para todos os públicos.

A ideia é aproximar a literatura do quotidiano urbano, integrando-a em vários espaços emblemáticos de Coimbra, como o Café Santa Cruz, o Mosteiro de Santa Cruz, a Casa da Escrita, e a Casa-Museu Miguel Torga, entre outros locais de grande importância cultural e literária.

Além da vertente literária, o festival também presta homenagem à rica herança e tradição literária da cidade, que ao longo dos séculos foi lar de figuras como Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós, Miguel Torga e José Régio. Coimbra continua a ser um dos maiores centros de criação literária em Portugal, e o LITERATURAS nasce com o intuito de afirmar a cidade como um importante polo de reflexão cultural, intelectual e literária.

Outro destaque do festival será o concurso de Cosplay Literário, uma novidade que promete atrair os fãs de literatura para interpretar e representar as personagens ou os escritores dos seus livros favoritos, em dois formatos: um para o público escolar e outro aberto ao público em geral.

O LITERATURAS 2026 é promovido pela empresa GoldenSkill, e promete tornar-se um evento de referência no panorama cultural português, europeu e mundial, com um impacto significativo no turismo literário. O festival visa não só promover a literatura, mas também promover Coimbra como uma cidade aberta à cultura, ao conhecimento e à criatividade, atraindo visitantes e turistas interessados no vasto património literário da cidade.

Com esta primeira edição, o LITERATURAS visa solidificar Coimbra como uma cidade literária por excelência, valorizando a sua identidade literária e garantindo que a sua tradição continua viva, não só no coração de Portugal, mas também em todo o mundo.