Somos Coimbra quer uso de bicicletas apoiado pela Câmara Municipal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-09-2017

O candidato do movimento independente Somos Coimbra, José Manuel Silva, defendeu hoje que o uso de bicicletas em meio urbano seja apoiado pela Câmara Municipal e a cidade transformada em ciclável, apesar da orografia desnivelada.

PUBLICIDADE

bicicleta-poderosa-2

Em declarações à Lusa, à margem de uma iniciativa destinada a comemorar o Dia Europeu sem Carros, que hoje se assinala, José Manuel Silva admitiu que Coimbra “não é encarada como uma cidade ciclável” por ter “grandes subidas e descidas”, mas propôs a aposta numa nova cultura de mobilidade, quer na zona ribeirinha, quer no centro urbano.

PUBLICIDADE

publicidade

Na zona ribeirinha, ao longo do Mondego e no atravessamento para a margem esquerda “o rio podia ser ciclável” e, embora José Manuel Silva reconheça que o atual executivo municipal socialista está “a começar a fazer alguma coisa e bem, mas ainda muito insuficiente”, aludindo ao atravessamento pedonal e ciclável da Ponte-Açude.

O antigo bastonário da Ordem dos Médicos insistiu que o potencial de usufruto da zona ribeirinha “tem sido desprezado” e lembrou que a ponte da Rainha Santa, a montante, possui por debaixo uma ciclovia “que está completamente ao abandono” e que as pessoas “não conhecem”.

PUBLICIDADE

Já para a zona central da cidade, entre a baixa e a alta universitária ou a zona dos hospitais, José Manuel Silva defende que as subidas e descidas podem ser vencidas com a utilização de bicicletas elétricas, como aquelas que a candidatura hoje utilizou numa ação de campanha que incluiu um percurso entre a Praça 08 de Maio e a Praça da República e regresso ao ponto de partida.

“A bicicleta elétrica deve ser acarinhada pela Câmara e tem um potencial imenso de utilização na cidade de Coimbra”, alegou o candidato do Somos Coimbra.

José Manuel Silva defende ainda o transporte gratuito de bicicletas nos transportes públicos da cidade, medida que contribui “para nova cultura de utilização de um transporte mais saudável, não só porque é menos poluente, como faz bem à saúde”.

A iniciativa de hoje versou igualmente sobre a defesa de uma política inclusiva na mobilidade urbana, nomeadamente para cidadãos com necessidades especiais e incluiu a experiência da deslocação em cadeira de rodas ou com vendas nos olhos, esta replicando as dificuldades que um cego sente no dia-a-dia em circuitos na baixa da cidade.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (‘Somos Coimbra’) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE