Coimbra

Coimbra quer “Pedalar Sem Idade” no combate ao isolamento de pessoas idosos e mobilidade reduzida

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 12-11-2023

O Executivo vai votar a ratificação, na reunião de Câmara de 13 de novembro, o apoio do Município de Coimbra ao projeto “Pedalar Sem Idade Portugal – Coimbra”, no âmbito da candidatura ao Prémio Fidelidade Comunidade 2023. 

PUBLICIDADE

No seguimento do sucesso da atividade “Pedalar Sem Idade: Pelo Direito ao Vento nos Cabelos – Apresentação e Demonstração”, ocorrida a 6 de outubro, que assinalou o encerramento da Semana do Envelhecimento Ativo promovida pela autarquia, e que envolveu a participação de 66 idosos, a “Pedalar sem Idade” propôs que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra se constituísse como entidade parceira formal numa candidatura ao Prémio Fidelidade, cujo objetivo assenta na implementação de um projeto a dois anos.

O projeto em causa engloba a continuidade e o crescimento da atividade “Pedalar Sem Idade Portugal”, abrangendo a “utilização de dois trissas, despesas de manutenção, afetação da coordenação de projeto e do coordenador de operações, despesas de comunicação (inclui kits de identificação de voluntários) e deslocações e estadias da equipa da Pedalar Sem Idade Portugal.”. Caso a candidatura seja aprovada, a CM de Coimbra apoia a iniciativa com um valor total de 15.000 euros, com despesa de 7.500 euros no ano de 2024, sendo o restante montante acautelado em 2025.

PUBLICIDADE

“A eventual aprovação da candidatura do projeto “Pedalar Sem Idade Portugal – Coimbra” ao Prémio Fidelidade é encarada como uma excelente oportunidade para o Município de Coimbra, dado que irá impulsionar o combate à solidão não desejada e ao isolamento da população idosa residente no Concelho de Coimbra, em complemento com outros programas e medidas em execução no Município”, conclui a informação municipal.

A data-limite de apresentação de candidaturas ao Prémio Fidelidade era a 31 de outubro de 2023, pelo que se impõe a ratificação. De acordo com a informação dos serviços, a Fidelidade disponibiliza para a 5ª Edição do Prémio (Edição de 2023) o montante global de 750.00 euros, a distribuir pelas candidaturas selecionadas pelo júri.

PUBLICIDADE

publicidade

De referir que, atualmente, Coimbra dispõe de quatro tipos de respostas sociais cujo público-alvo são as pessoas idosas, com seis Centros de Convívio, com uma capacidade total para 629 pessoas idosas, 34 Centros de Dia, com uma capacidade total para 1.046 pessoas idosas, 26 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, com uma capacidade total para 1.088 pessoas idosas e 45 Serviços de Apoio Domiciliário, com uma capacidade total para 1.829 pessoas idosas.

“Pese embora nos últimos anos tenha ocorrido um alargamento da capacidade, bem como um aumento do número de equipamentos sociais destinados à população idosa, permitindo que estes tenham na sua totalidade uma capacidade para apoiar 4.592 seniores, importa reforçar que o concelho de Coimbra tem 35.534 pessoas idosas, pelo que se pode aferir que a grande maioria da população idosa do Concelho de Coimbra não dispõe de uma retaguarda institucional”, é referido na informação técnica que enquadra a proposta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE