A Câmara de Coimbra está a trabalhar na criação de uma ligação direta entre os polos I e II da Universidade, perspetivando que esse corredor possa entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2026.
“Estamos a trabalhar numa ligação do Polo I ao Polo II pelos SMTUC [Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra], para que saiam os carros da praça D. Dinis [na alta universitária]”, disse a presidente do município, Ana Abrunhosa, durante a reunião do executivo de hoje.
Segundo a autarca eleita pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), que tem a pasta dos transportes, o município já reuniu com o reitor da Universidade de Coimbra (UC) para assegurar essa ligação direta – uma reivindicação da própria instituição do ensino superior.
Ana Abrunhosa afirmou que essa ligação deverá poder arrancar no primeiro trimestre de 2026, querendo como contrapartida a retirada de carros do largo D. Dinis, no Polo I.
“As conversas estão a correr muito bem”, disse.
De acordo com a presidente da Câmara de Coimbra, antes de se avançar com a reestruturação integral da rede dos SMTUC (prevista no âmbito da sua compatibilização com o serviço de ‘metrobus’), os SMTUC irão avançar com a revisão pontual de algumas linhas.
Para o efeito, o município avançou com um grupo de trabalho, com pessoal dos SMTUC, representantes da comissão de trabalhadores e peritos para haver algumas alterações em linhas.
Esse grupo de trabalho está a analisar “alterações mais pontuais que é possível fazer já”, havendo a possibilidade de eliminar algumas viagens, libertar “linhas redundantes” e aproveitar autocarros libertados para “reforçar linhas ou colocar linhas onde elas não existem”.
Relativamente ao estudo de reestruturação integral da rede dos SMTUC, a cargo da empresa OPT, Ana Abrunhosa deu conta de que, perante o relatório preliminar entregue, foram encontradas algumas deficiências, nomeadamente na articulação entre os transportes urbanos e a concessão dos transportes intermunicipais (SIT – Sistema de Intermunicipal de Transportes).
No entanto, o executivo, vincou não ficará “à espera do trabalho” da OPT e irá avançar já com algumas mudanças antes de uma revisão estrutural da rede.
Já a vereadora Ana Bastos, eleita pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos/PPM/MPT/Volt), salientou que o processo de reorganização da rede dos SMTUC em curso, adjudicada no mandato anterior, contemplava a compatibilização com os SIT e o caderno de encargos foi desenhado pelo docente Álvaro Seco.
“Sublinho ainda que os princípios de complementaridade e de lógica de funcionamento em rede definidos no caderno de encargos não são compatíveis com implementações faseadas. A nova organização dos SMTUC só poderá ocorrer após a conclusão e entrada em funcionamento da totalidade da rede ‘metrobus’ e após a integração do concessionário dos SIT Metropolitanos no sistema de bilhética intermodal, permitindo a eliminação de redundâncias e a otimização de transbordos”, disse.
Na mesma reunião, o vereador da IL, Celso Monteiro, alertou para o estado das paragens dos SMTUC, defendendo estruturas que consigam abrigar de forma digna e cómoda os utentes dos transportes públicos.
“Quem espera por um autocarro merece abrigo, segurança e conforto mínimo. Não merece improviso. Não merece um poste torto a fingir que é uma paragem”, vincou.
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