Coimbra

Coimbra quer esclarecer população sobre as implicações das obras do MetroBus 

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-11-2022

Na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, e na sexta-feira, dia 11, vão decorrer sessões de esclarecimento na União de Freguesias de Coimbra (UFC), no Mercado do Calhabé, e na sede da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais (JFSAO), respetivamente, sobre a inserção do MetroBus na cidade e sobre a plataforma Waze for Cities.

PUBLICIDADE

Com estas duas sessões destinadas aos deputados de ambas as freguesias, que poderão ser replicadas noutras freguesias, a autarquia de Coimbra pretende contribuir para o esclarecimento da população sobre todas as obras decorrentes do Sistema de Mobilidade do Mondego e sobre as várias implicações nas dinâmicas de tráfego da cidade.

“A Cidade e as Obras do MetroBus” e a plataforma Waze for Cities são os dois temas das sessões de esclarecimento que vão decorrer na quarta-feira, dia 09 de novembro, no Mercado do Calhabé, na UFC, às 21:00, e na sede da JFSAO, sexta-feira, dia 11 de novembro, também às 21:00. As sessões destinadas aos deputados de ambas as freguesias vão contar com a presença do Departamento de Espaço Público, Mobilidade e Trânsito e da Divisão de Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

Com estas iniciativas, que a autarquia poderá replicar noutras freguesias, pretende-se contribuir para o esclarecimento da população das duas freguesias mais afetadas pelas obras do MetroBus, sobre todas as obras decorrentes do Sistema de Mobilidade do Mondego em curso e sobre as várias implicações nas dinâmicas de tráfego da cidade, bem como as respetivas alternativas.

Importa referir que a CM de Coimbra aprovou, a 19 de setembro de 2022, a proposta de adesão à plataforma Waze for Cities, promovido pela Waze Mobile Ldt., empresa subsidiária da Google que fornece software de navegação por satélite. O objetivo é melhorar a informação de trânsito em tempo real, o que vai contribuir para a redução de congestionamentos de tráfego e respetivas emissões de dióxido de carbono.

PUBLICIDADE

publicidade

Os serviços municipais consideram que a adesão do Município de Coimbra ao programa Waze for Cities constituiu “uma mais-valia, na medida em que passará a disponibilizar publicamente informação sobre os constrangimentos programados, designadamente no âmbito das obras no espaço público, em particular das empreitadas do Sistema de Mobilidade do Mondego”, que vão trazer condicionamentos profundos em locais centrais da cidade.

Recorde-se ainda que estes temas (“A Cidade e as Obras do MetroBus” e a plataforma Waze for Cities) foram já apresentados, numa sessão aberta à população, durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu de 17 a 22 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE