Coimbra quer conquistar milhões de turistas europeus

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-05-2017

A Reunião Semianual da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) vai juntar em Coimbra, entre 31 de maio e 2 de junho, representantes de mais de 30 países e cerca de 80.000 agências de viagens e operadores turísticos.

PUBLICIDADE

A conferência de imprensa de imprensa de apresentação do evento contou com as intervenções de Merike Hallik e Michel de Blust, respetivamente Presidente e Secretário-Geral da ECTAA; Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal; Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e vice-presidente da ECTAA; Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; e Luís Menezes, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

A conferência de imprensa de imprensa de apresentação do evento contou com as intervenções de Merike Hallik e Michel de Blust, respetivamente Presidente e Secretário-Geral da ECTAA; Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal; Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo e vice-presidente da ECTAA; Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; e Luís Filipe Menezes, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

Coimbra é anfitriã deste importante encontro de profissionais de turismo como consequência da escolha do Centro de Portugal como “Destino Preferido 2017 da ECTAA”.

O protocolo que distinguiu a região foi assinado em junho passado, também em Coimbra, entre o Turismo Centro de Portugal e a ECTAA, fruto de um processo de cooperação entre a TCP e a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo.

PUBLICIDADE

A conferência semianual da Confederação Europeia de Agências de Viagens (ECTAA) é “um momento particularmente importante para o destino” região Centro e dar-lhe-á maior visibilidade, defendeu o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

“Momento particularmente importante para o destino” região centro, a conferência aumentará “a visibilidade e notoriedade” da “marca Centro de Portugal, associada à de Coimbra”, disse Pedro Machado,

PUBLICIDADE

publicidade

Não basta fazer “publicidade e distribuir informação”, sustentou o responsável pela entidade regional de turismo do Centro de Portugal, salientando que “a atividade turística tem, hoje, na cooperação e na venda o seu principal motor”.

Os agentes de viagens têm, atualmente, “um papel absolutamente decisivo na formação da opinião e da decisão do cliente”, que é confrontado, cada vez mais com mais informação, sublinhou.

A realização da conferência em Coimbra é “um importante contributo da ECTAA” que se traduzirá, “seguramente, numa viragem no reconhecimento e até na competitividade da nossa região”, acredita Pedro Machado.

A presença dos representantes de agentes de viagens e operadores turísticos ajudará a “consolidar” os indicadores turísticos da região registados em 2016 e a resolver problemas desta região, como “a sazonalidade e a [baixa] permanência média” do visitante, admite o responsável, tanto mais que, exemplificou, Coimbra já dispõe de infraestruturas para disputar áreas como as do turismo de negócios ou médico.

IMG_0965

Além de “excelentes” equipamentos, a região Centro (como a generalidade do país) também “está aberta ao turismo” e é “muito hospitaleira”, subscreveu a presidente da ECTAA, Merike Hallik.

O número de visitantes da Universidade de Coimbra (UC) aumentou de cerca de 130 mil, em 2014, para cerca de meio milhão, em 2016, frisou o vice-reitor da instituição, Luís Filipe Menezes, recordando que a UC se tornou no “terceiro espaço mais visitado do país” (depois do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, em Lisboa).

Cerca de 90% das pessoas que visitam a UC são estrangeiras e o turismo representou, no último ano, receitas diretas para a instituição da ordem dos quatro milhões de euros, que são canalizadas essencialmente para a reabilitação do edificado, classificado pela UNESCO, em junho de 2013, Património da Humanidade, referiu o vice-reitor.

Fruto do trabalho de “inúmeras pessoas” e da cooperação entre as mais diferentes instituições, Coimbra está a registar indicadores muito animadores e a “atingir os seus objetivos”, situação que é “muito importante não só para a cidade e para o município”, mas também para “todo o território envolvente de Coimbra” e toda a região, sustentou o presidente da Câmara, Manuel Machado.
IMG_0956

A realização da conferência da ECTAA em Coimbra resulta de uma parceria desta entidade com a Turismo Centro de Portugal, Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, da Câmara Municipal de Coimbra e da Universidade de Coimbra.

A ECTAA representa as associações nacionais de agências de viagens e operadores turísticos de 27 Estados-membros da União Europeia, além de Montenegro, Noruega e Suíça, e ainda de três países de fora da Europa (Israel, Marrocos e Tunísia)

A próxima conferência semianual da ECTAA terá lugar em Kuala Lumpur, na Malásia.

Ouça tudo o que foi dito na conferência de imprensa e vai saber quais os locais preferidos por Manuel Machado, Pedro Machado e Luís Filipe Menezes:

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE