Coimbra

Coimbra: PSD acusa Câmara de atrasar o Centro Escolar de Cernache até 2030

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-09-2020

A “Câmara tem vindo a prometer obras que que nem a carvão avançam” acusou hoje a vereadora do PSD durante a sessão do executivo de Coimbra, referindo-se às “obras do centro escolar de Cernache”. O vereador da Educação respondeu que o processo “não tem atrasos” e que o terreno foi comprado em abril e está “em fase de projectos”.

PUBLICIDADE

As instalações do CAIC, em Cernache, estão a ser utilizadas pela Escola de Casconha, ao abrigo de um protocolo, até à construção do Centro Escolar de Cernache

“Há 4 anos que que as crianças e pais aguardam pela resolução da degrada escola EB1 de Casconha, disse a vereadora da oposição, Madalena Abreu, que recordou que a “transferência da escola para o Colégio Apostólico da Imaculada Conceição (CAIC) contou com a premissa de que nesse mesmo ano o concurso público seria lançado e a obra iniciada logo que possível”.

Fazendo notar a distância temporal entre as duas datas, a autarca elencou que a 19 Agosto de 2019 foi votado pelo executivo “um projeto orçado em 1 milhão de euros” e a “28 de Abril de 2020 o presidente da Câmara aprovou a aquisição de um terreno de 4.080 metros quadrados, em Vale Centeio, nesta freguesia, pelo valor de 179.520 euros para o Centro Escolar em Cernache”. “São bons anúncios”, disse e ironizou que “com a velocidade imprimida até agora podemos esperar o novo centro escolar de Cernache em 2030”.

PUBLICIDADE

O vereador da Educação respondeu à oposição reiterando que “os miúdos foram retirados [para o CAIC] porque os contentores não tinham condições”. Jorge Alves disse ao Notícias de Coimbra que o “processo está a decorrer normalmente e sem atrasos” e afirmou que não poderia ter avançado mais cedo porque era necessário adquirir o terreno, estando neste momento a decorrer “a fase de elaboração dos projectos” do centro escolar.

A EB de Casconha funciona pelo quarto ano letivo nas instalações do CAIC, que segundo a edilidade “oferece condições estruturais e técnico-pedagógicas, tendo subjacente o superior interesse das crianças. O protocolo inclui a disponibilização de cinco salas de aula para o desenvolvimento das atividades letivas e de enriquecimento curricular, um espaço de refeitório para almoço dos alunos da EB de Casconha e da EB de Cernache, um espaço de arrumos, um espaço exterior de recreio, exclusivo para os alunos da EB de Casconha, e equipamento existente de apoio à prática pedagógica para cada uma das salas de aula.

PUBLICIDADE

A criação de um novo Centro Escolar em Cernache previa a aquisição de um terreno para esse fim, o que acabou por ser efetuado em abril deste ano. O terreno adquirido permite a instalação de um edifício com seis salas de aula, quatro para EB e duas para jardim de infância, a que acresce espaço para biblioteca, refeitório e sala polivalente. No exterior prevê-se a criação de um campo de jogos e recreios descobertos e cobertos, divulgou a Câmara de Coimbra acrescentando que “este centro escolar funcionará em conjunto com a EB de Cernache/Lameira”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE