Educação

Coimbra promove primeiro Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica do país

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-09-2022

Coimbra vai promover, já a partir de novembro, o Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica. Trata-se da primeira edição a realizar no país e tem como principal objetivo capacitar os atuais e futuros profissionais de saúde a adquirirem ou melhorarem as suas competências nesta técnica de imagiologia.

PUBLICIDADE

Certificado pela Universidade de Coimbra, o curso vai decorrer na Faculdade de Medicina. A língua oficial da formação é o inglês mas os conteúdos são traduzidos para português e as aulas práticas são também lecionadas neste idioma.

As candidaturas estão abertas até 11 de outubro (em https://apps.uc.pt/courses/PT/course/10281). O curso custa 200 euros para os participantes selecionados.

PUBLICIDADE

Integrado no projeto europeu “TrainR4U – Training Robot for Ultrasound”, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), o curso internacional recorre a tecnologia robótica inovadora, com pedido provisório de patente do IPN utilizada para a formação a distância. Visa a aprendizagem combinada de ecografia abdominal assistida por robôs para fornecer ecografias de forma mais eficaz, segura e rápida.

Destina-se a estudantes de medicina e da área de imagiologia e radiologia, médicos de várias especialidades clínicas e profissionais de saúde com interesse em adquirir conhecimento, competências e experiência na utilização de ecógrafo e sondas; na identificação de patologias, através de imagens ecográficas; e na prática de obtenção de imagens ecográficas na região abdominal, incorporando os conhecimentos na prática clínica.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa conta com 40 horas b-learning, divididas em 30 horas de módulos online assíncronos (de 28 de novembro a 12 de dezembro), lecionadas por especialistas internacionalmente reconhecidos; 10 horas de formação prática (de 13 a 16 de dezembro), orientadas por docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; e 10 horas de aulas presenciais dedicadas à aprendizagem individual, com a mentoria de professores, que incluem demonstrações de ecografia abdominal, através de ferramenta robótica de tele-ecografia, e exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo.

No final do curso, os formandos aprovados recebem um certificado de 1,5 ECTS emitido pela Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE