Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Coimbra promove férias escolares gratuitas com atividades desportivas, lúdicas e ao ar livre

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 13-05-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, uma proposta de atividades gratuitas de ocupação dos tempos livres e refeições nas férias escolares, integrado no Programa Municipal de Ação Social Escolar. O projeto “Viver Coimbra #Desporto e Aventura” decorre no mês de julho para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública e que, cumulativamente, residam em Coimbra, com o prazo de inscrições até 03 de junho; e no mês de agosto para os alunos do pré-escolar da rede pública, sendo que o limite para inscrições é o dia 01 de julho. As inscrições são efetuadas na Plataforma Municipal de Gestão Educativa.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai voltar a organizar atividades gratuitas de ocupação dos tempos livres, à semelhança dos anos anteriores, como forma de ajudar as famílias que não têm onde deixar os seus filhos enquanto trabalham durante os meses de verão.

O projeto “Viver Coimbra #Desporto e Aventura” decorre nas férias escolares, sendo que para o 1º CEB é dirigido a crianças que frequentaram o 1º ciclo da rede pública concelhia no presente ano letivo e que, cumulativamente, residam em Coimbra. O programa prevê a promoção e a oferta de diversas iniciativas ao ar livre, de 05 a 29 de julho, e serão disponibilizados vários tipos de atividades que incidem na exploração e descoberta motora, atividades lúdicas, de construção, ao ar livre e atividades desportivas.

PUBLICIDADE

publicidade

A frequência e a rotatividade das atividades são semanais, de acordo com os períodos para os quais as crianças foram admitidas, sendo que as atividades vão decorrer das 08h45 às 17h45, serão desenvolvidas por monitores(as) habilitados(as) de entidades contratadas e por trabalhadores do município, incluindo o acompanhamento à hora de almoço.

Já o programa do pré-escolar, é dirigido a crianças dos 3 aos 6 anos que frequentaram os jardins de infância da rede pública durante este ano letivo. As atividades lúdicas, de exploração e descoberta motora, expressivas e de construção, vão decorrer durante todo o mês de agosto, das 08h00 às 18h30.

PUBLICIDADE

As inscrições devem ser efetuadas na Plataforma Municipal de Gestão Educativa, até 03 de junho para o 1º CEB e até 01 de julho para o pré-escolar. Para o efeito, os pais/representantes legais/encarregados de educação devem preencher o formulário disponível na Plataforma Municipal de Gestão Educativa em https://siga1.edubox.pt/SIGA/MemberLogin.aspx e aceitar as condições de funcionamento e participação nas atividades; apresentar comprovativo de que, durante a(s) semana(s) em que inscreve o seu/sua educando/a, ambos os progenitores, ou o(s) responsável(eis) legal(ais), se encontram a trabalhar, em regime presencial, bem como o respetivo horário de trabalho; os trabalhadores por conta própria devem apresentar documento da Autoridade Tributária em como se encontram a exercer atividade como trabalhadores independentes; comprovativo da composição do agregado familiar retirado do Portal das Finanças; comprovativo do posicionamento nos escalões de abono de família, se aplicável, tendo em consideração os critérios de seriação. As inscrições serão validadas pela seguinte ordem de prioridade: crianças encaminhadas pelas Comissões Sociais de Freguesia e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e crianças no 1º, 2º, 3º; 4º escalão e sem escalão atribuído, sucessivamente.

Conforme previsto no Programa Municipal de Ação Social Escolar 2021/2022, a frequência destas atividades nas férias é gratuita e inclui o serviço de almoços e lanches.

Recorde-se que a CM Coimbra vai além do estabelecido pelo Ministério da Educação em matéria de ação social escolar, com a aplicação das medidas de apoio complementares previstas no Programa Municipal de Ação Social Escolar que este ano letivo terá chegado a um número estimado de 14.900 crianças e jovens, investindo, para isso, um total previsível de 10,5M€.

O e-mail educacao@cm-coimbra.pt está disponível para quem necessitar de esclarecimentos e mais informações.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com