Saúde

Coimbra: Problemas da próstata são os que mais preocupam os homens (com vídeo)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 19-11-2022

Os problemas da próstata são os que mais preocupam os homens, uma vez que estão muito associados à parte sexual. Das várias patologias, o cancro é o que provoca maior receio, sendo ainda a prevenção e o diagnóstico precoce as maiores “armas” para responder à doença.

PUBLICIDADE

O cancro da próstata foi um dos temas que esteve em destaque na conversa que decorreu, este sábado, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, e que procurou mostrar que “Os homens também adoecem”.

Numa conversa intimista e bastante participada, o médico urologista Sílvio Bollini procurou tirar dúvidas e esclarecer mitos sobre as patologias da próstata, em particular o cancro. Explicou que “os homens também adoecem e são mais difíceis de tratar”. Como “acham que não ficam doentes”, têm mais dificuldade em ir a uma consulta de prevenção, o que dificulta, muitas vezes, os tratamentos.

PUBLICIDADE

No caso do cancro da próstata, Sílvio Bollini explicou que, normalmente, “não dá nenhum tipo de sintomas”, sendo por isso muito importante “uma observação e um diagnóstico precoce”, que possam permitir a “realização de um tratamento menos agressivo e com melhores resultados, tanto na parte oncológica como funcional”.

Segundo o médico, os homens quando procuram o urologista vão “com medo, receio e vergonha”. Têm ainda muita vergonha de descrever os sintomas porque, como referiu, “a parte sexual ainda é um tabu muito grande nos homens” e, por outro lado, “também têm medo do que pode estar associado a uma consulta de urologia”, sobretudo alguns exames – como o toque retal – que “mexem” com as suas ideologias.

PUBLICIDADE

publicidade

Comparando o cancro da mama com o da próstata, já que são ambos hormonais, Sílvio Bollini explicou que há uma grande evolução a nível dos tratamentos no caso da mama, sendo esse percurso que está a ser trilhado também agora no caso do da próstata, com novos tipos de tratamento em estudo.

A questão da hereditariedade foi também levantada e é, de facto, algo a valorizar, sobretudo nos casos de doentes mais jovens, com doença mais agressiva e com mais do que um familiar com a patologia. Em idades mais avançadas, a partir dos 75, essa questão genética deixa de ser considerada um risco.

Apesar de alguma exceção, até aos 40 anos a probabilidade de ter cancro da próstata “é extremamente baixa”, sublinhou.

Como a doença não dá sintomas, Sílvio Bollini recomenda que os homens procurem o médico de família para fazer as análises e os exames necessários para um diagnóstico precoce. “O PSA é um bom polícia sinalizador, juntamente com o toque retal, e pode fazer um rastreio dos doentes que devem ser observados numa consulta de urologia especializada na tentativa de fazer um diagnóstico precoce, permitindo assim um tratamento mais personalizado e com menos efeitos adversos”, alertou.

Esta foi mais uma conversa do ciclo “Conversar é o melhor remédio”, promovido pelo Exploratório e pelo Centro Cirúrgico de Coimbra.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE