O município de Coimbra vai assumir a presidência da Rede de Cidades CENCYL em 2026, um projeto de cooperação e desenvolvimento entre cidades da região Centro de Portugal e de Castela e Leão, Espanha.
Num encontro do conselho plenário da Rede de Cidades CENCYL, hoje de manhã, na Casa da Escrita, em Coimbra, ficou definido que o município assumiria a presidência do projeto.
Na ocasião, a presidente da autarquia conimbricense, Ana Abrunhosa, convidou o município espanhol de Zamora para assumir a vice-presidência durante o mandato, que se inicia em janeiro de 2026, revelou hoje a Câmara de Coimbra, num comunicado enviado à agência Lusa.
PUBLICIDADE
A autarquia defendeu que o novo cargo reforça a posição municipal “enquanto cidade líder na cooperação ibérica e no desenvolvimento de políticas públicas orientadas para o ambiente, sustentabilidade e transição justa e equilibrada decorrentes das políticas de ação climática”.
Citada na nota, Ana Abrunhosa sublinhou a importância da cooperação territorial transfronteiriça, num contexto em que os desafios globais, decorrentes de fatores como as alterações climáticas, “emergem como prioridades de intervenção da gestão dos núcleos urbanos”.
A autarca afirmou que as cidades “têm um papel determinante na inovação e na implementação de soluções para mitigar e adaptar os territórios às mudanças climáticas”, defendendo uma atuação conjunta e multilateral capaz de gerar impacto real.
Criada em 2013, a iniciativa promove o desenvolvimento sustentável, a inovação, a valorização cultural e a cooperação institucional entre os nove municípios que integram a rede transfronteiriça.
“Ao longo da última década, tem beneficiado do apoio do Programa Interreg España–Portugal (POCTEP), implementando projetos estruturantes nas áreas da adaptação climática, resiliência urbana, economia, mobilidade e património”, informou a autarquia.
Durante a manhã, a Casa da Escrita acolheu também a reunião do comité de acompanhamento do projeto “ADAPT CLIMA CENCYL”, financiado pelo programa Interreg e dedicado à adaptação climática e à transição verde.
Na reunião, os municípios de Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Guarda, Viseu e Almeida (Portugal), e Salamanca, Valladolid e Ciudad Rodrigo (Espanha) analisaram também a candidatura a um novo projeto conjunto, denominado “ACLIMA URBAN CENCYL”, que visa reforçar a atuação colaborativa das cidades na resposta às alterações climáticas em contexto urbano.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
