Coimbra

Coimbra prepara Estratégia Municipal de Saúde com participação da população. Participe preenchendo o questionário!

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-05-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a preparar a Estratégia Municipal de Saúde, um documento que servirá como instrumento de planeamento estratégico neste domínio, definindo prioridades para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes.

PUBLICIDADE

A elaboração do documento que vai servir de base para a definição estratégica está a cargo de uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra (UC), a quem a autarquia adquiriu o serviço, e conta, numa fase inicial, com a realização de um questionário à população sobre saúde e bem-estar no concelho.

PUBLICIDADE

O questionário está disponível online, em https://pt.surveymonkey.com/r/saude-freg-coimbra, e é dirigido a toda a população residente. A Estratégia Municipal de Saúde do Município de Coimbra deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2021.

A CM Coimbra está a trabalhar na elaboração da Estratégia Municipal de Saúde e, nesta fase, todos os contributos são fundamentais para que o documento venha a espelhar a realidade. As questões são dirigidas a todos os que residem no concelho de Coimbra e para responder basta terem acesso ao questionário, através do link https://pt.surveymonkey.com/r/saude-freg-coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

 

A equipa de investigação da UC, a que foi contratada a elaboração do documento que vai servir de base para a Estratégia Municipal de Saúde do Município de Coimbra, considera, ainda, essencial a recolha de informação in loco, nas freguesias do concelho – nomeadamente junto da população idosa que não tem acesso à internet ou não a sabe utilizar – mas nos últimos dois meses, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia da doença COVID-19, essa tarefa foi impossível. A equipa de investigação deverá retomar a recolha de informação presencial durante o mês de junho, em estreita articulação com as freguesias e respeitando as medidas da Direção-Geral da Saúde e das autoridades locais, nomeadamente a utilização de máscara e/ou viseira de proteção, garantindo, assim, a segurança dos entrevistadores e dos entrevistados.

Até ao início do mês de maio foram recolhidos 476 questionários. Contudo, a equipa de investigação necessita de 828 questionários concluídos adequadamente e de acordo com o número necessário por cada freguesia. A margem de erro será de 6%.

A equipa de investigação vai, ainda, realizar workshops sobre a temática durante os meses de setembro e outubro, workshops esses que estavam previstos para junho e julho, mas que tiveram de ser reagendados por causa dos atrasos que se verificaram na investigação, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia. 

Esses workshops são decisivos para a identificação dos problemas e necessidades em saúde no concelho e deverão constar no Perfil Municipal de Saúde, um documento que servirá de base à elaboração da Estratégia Municipal de Saúde. A conclusão desse perfil estava prevista para setembro, mas também sofreu atrasos, pelo que agora deverá estar pronta durante o mês de novembro. A Estratégia Municipal de Saúde do Município de Coimbra deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE