Coimbra

“Coimbra precisa do desafio de ser Capital Europeia da Cultura para se transformar” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-12-2021

“Coimbra precisa do desafio, do gatilho de ser Capital Europeia da Cultura 2027 para se transformar na grande cidade que já foi e que quer voltar a ser”, disse José Manuel Silva, na cerimónia de apresentação do livro da candidatura (bid book), que decorreu esta quarta-feira, na Sala Afonso Henriques, no Convento São Francisco. 

PUBLICIDADE

“Precisamos de um momento de transformação, de agregação, de desafio, de mudança”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra. O autarca defendeu: precisamos de vencer para voltarmos a acreditar em nós próprios, como Afonso Henriques acreditou nesta cidade e construiu este país, para sermos desafiados e construir o futuro em torno da cultura, que contribua para dar uma nova imagem de Coimbra ao mundo”, sustentou.

A sessão de apresentação do livro contou com a presença de Luís de Matos, coordenador do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o presidente do Politécnico, Jorge Conde, e Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM). Teve ainda várias ligações a São Paulo, Dubai, Bruxelas, Esch e Cidade da Praia, além de ligações a pontos da cidade onde esteve o “repórter” e médico Nuno Freitas.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento, que foi transmitido em direto no Facebook do NDC, contou também com momentos musicais do espólio de Zeca Afonso e Vinícius de Moraes e as vozes de José Pedro Gil e de Mônica Salmaso, unidos no projeto Estrada Branca, além da atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

O livro, de 60 páginas, demorou mais de três anos a ser feito, como explicou Luís de Matos, e serve agora de orientação a esta candidatura. Este bid book vai ter uma “versão em metal articulado”, numa obra, que será paga pela CIM e depois de pronta “percorrerá todos os municípios da região para que todos possam ler em tamanho real o que consta do livro”, explicou José Manuel Silva. Emílio Torrão explicou que a obra está em fase de contratação pública.

PUBLICIDADE

O próximo passo é saber se Coimbra passa à shortlist de cidades candidatas, o que deverá acontecer em fevereiro ou março do próximo ano. Depois o grupo de trabalho terá de delinear um programa mais detalhado e esperar para saber se a cidade alcança o título de próxima Capital Europeia da Cultural portuguesa.

Veja o direto NDC com José Manuel Silva:

Veja o direto NDC com a cerimónia na íntegra:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE