Coimbra

Coimbra: Portugal acaba Europeu de Kayak Polo no 12.º lugar

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-09-2019

A Seleção Nacional Sénior terminou o Campeonato da Europa de Kayak Polo, que terminou, este domingo, em Coimbra, no 12.º lugar.

PUBLICIDADE

No derradeiro dia de competição, a equipa treinada por João Ribeiro começou por vencer a Suécia, por 3-0, garantindo, desta forma, o 1.º lugar no grupo referente à 2.ª fase. Depois, duas derrotas, diante da Dinamarca (1-5) e da Espanha (2-3), acabaram por ditar a 12.ª posição final.

PUBLICIDADE

publicidade

Em jeito de balanço, o Técnico da Equipa Sénior assumiu que este não era o lugar que queria. “Esta não era a classificação desejada, aquela que queríamos. Foi difícil motivar o pessoal, depois de termos falhado o nosso objetivo principal por um golo [apuramento para os grupos que decidiam os oito primeiros, que foi perdido para a Bélgica]”, transmitiu.

“As grandes equipas fazem-se nestes momentos e na capacidade de darem a volta. Temos de pensar já no futuro, que passa por Roma. Temos o apuramento garantido e, agora, é fazer um grande Mundial. Há capacidade, há qualidade, mas, neste Europeu, falhámos e queríamos ter ficado mais acima na classificação”, garantiu João Ribeiro.

PUBLICIDADE

O Técnico da Equipa Sénior realçou que “têm havido muitas surpresas neste Europeu”. “A Bélgica foi nossa adversária no grupo e entendíamos ser mais acessível, mas seguiu e terminou no 6.º lugar”, referiu João Ribeiro, acrescentando que o próximo Europeu, programado para 2021, em Burriana (Espanha), “vai depender do grupo do Mundial”.

Portugal está apurado para o Mundial de Kayak Polo, em Roma, em 2020, onde vai “apanhar a Espanha e a Polónia, que foi 4.ª classificada neste Europeu”. “Cada vez mais, as equipas estão muito próximas. Neste momento, qualquer uma pode ir às medalhas. Com uma ponta de sorte, aqui e ali, e um bocadinho mais de trabalho em algumas áreas específicas, consegue-se chegar a uma medalha”, declarou João Ribeiro.

O Campeonato da Europa de Kayak Polo 2019 terminou com a Seleção Nacional de Sub-21, treinada por Bruno Alves, a alcançar o 8.º lugar.

Segundo João Ribeiro, “os sub-21 masculinos estiveram muito bem”. “É um grupo de trabalho muito engraçado, muito novo. Têm todos 17, 18 anos e ainda têm três anos de sub-21 pela frente. É um sinal e a Federação está a trabalhar muito bem nesse aspeto. É uma equipa com muita qualidade, que nos poderá trazer muitas alegrias”, resumiu.

Sobre a Equipa Nacional de Sub-21 Feminina, treinada por Guilherme Bispo, o Técnico João Ribeiro assumiu ter sido “uma total surpresa a evolução que tiveram no Europeu”.

“A expetativa era, acima de tudo, a participação, mas conseguiram fazer jogos muito bons. Ganharam à Holanda, que é sempre um jogo difícil, e conseguiram ficar em 9.º lugar à frente da Polónia”, assinalou, antes de desejar: “Temos uma massa crítica muito boa nas miúdas. É para crescer e, quiçá, para alimentar, no futuro, uma Equipa Sénior Feminina e uma Equipa de Sub-21 Feminina”.

 

Com o Campeonato do Mundo de Roma no pensamento, João Ribeiro informou que, “neste momento, os Sub-21 são a primeira equipa sem lugar no Mundial”. “Ou seja, têm muitas possibilidades de ter um “wild card”, prosseguiu, antes de se centrar na Equipa Nacional de Sub-21 Feminina. “As meninas ficaram à frente da Polónia, que já tem o apuramento garantido, e atrás da Holanda, a quem ganharam, mas que também já tem o apuramento garantido. Têm três equipas à frente e vai ser difícil a ida ao Mundial”, concretizou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE