Coimbra

Coimbra, Poiares e Miranda integram rota do vinho martelado

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-03-2016

A Unidade Regional do Centro  da   Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) procedeu a uma ação de fiscalização, nos concelhos de Coimbra, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo.

PUBLICIDADE

vinho martelado

Na ação dirigida a três armazenistas de vinhos, foram instaurados três processos de contraordenação por irregularidades na rotulagem, designadamente por inexatidão de indicações legalmente obrigatórias e por falta de inscrição obrigatória para o exercício da atividade.

PUBLICIDADE

Como resultado desta intervenção foram apreendidos mais de 43.000 litros de vinho (branco, tinto e aromatizado), 1.093 litros de aguardente, 1.200 litros de vinho espumante, e ainda 5.200 rótulos.

ASAE faz apreensões que ultrapassam os 90.000€

A ASAE, na sequência de uma  outra ação de inspeção ao setor vitivinícola, procedeu através da Unidade Regional do Sul, à instauração de dois processos-crime por fraude sobre mercadoria, com apreensão de 30 000 litros de vinho (tinto e branco).

PUBLICIDADE

publicidade

A ação decorreu em três operadores económicos, produtor, armazenista e embalador, nos distritos de Lisboa e Leiria, onde se verificou o enchimento de vinho de mistura da EU (União Europeia) em embalagens Bag in Box de capacidade de 5 l, que estavam a ser introduzidos no circuito comercial com a designação de “Vinho de Portugal”.

Foi ainda instaurado um processo de contraordenação por falta de identificação dos produtos vitivinícolas e deficiente rastreabilidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE