Coimbra

Coimbra põe em consulta pública programa municipal para as alterações climáticas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 22-03-2021

A Câmara de Coimbra aprovou hoje uma proposta de programa municipal para as alterações climáticas, que vai ser posta à consulta pública.

PUBLICIDADE

Na sua reunião quinzenal, o executivo municipal presidido pelo socialista Manuel Machado analisou e aprovou, por unanimidade, a proposta de submissão do documento estratégico a um período de recolha de sugestões.

“Este trabalho organiza-se em cinco grandes ações estratégicas, que se resumem na captura e redução das emissões com efeito de estufa, na redução da exposição a riscos climáticos, na promoção da conservação e valorização da paisagem e da biodiversidade, no melhoramento da gestão integrada dos recursos hídricos e na sensibilização e informação da população”, segundo uma nota distribuída aos jornalistas.

PUBLICIDADE

O vice-presidente do órgão, Carlos Cidade, recordou que a elaboração do documento resulta de “uma decisão voluntária do município, já que ainda não existe legislação específica que estabeleça a sua obrigatoriedade e respetivas orientações”

“Contudo, conscientes da sua importância e da necessidade, avançámos para a sua elaboração, com o objetivo de contribuirmos solidariamente para a redução da emissão dos gases de efeitos de estufa, tornando o município mais resiliente, reduzindo as vulnerabilidades os eventos climáticos extremos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na nota mencionada, a autarquia informa que “a equipa responsável pela elaboração do programa propõe a adoção de 75 medidas de mitigação e adaptação para o município” enfrentar os problemas das alterações climáticas.

“Um documento estratégico, elaborado por uma equipa de trabalho coordenada pelo técnico superior João Pardal, licenciado em biologia, mestre em ciências das zonas costeiras, doutorando em geografia física e com formação especializada em gestão ambiental”, adianta.

Com a participação pública, a equipa, que inclui técnicos de diversas áreas da Câmara, deverá “delinear o caminho estratégico do município de Coimbra, integrando-o no roteiro para a transição climática e tornando-o mais resiliente às alterações”.

O executivo aprovou ainda, igualmente por unanimidade, o estudo “Perfil Municipal de Saúde”.

A obra, com mais de 300 páginas, foi elaborado por uma coordenada por Paula Santana, da Universidade de Coimbra, e “apresenta uma análise geográfica dos múltiplos indicadores de diferentes áreas de intervenção, indo, sempre que possível, ao nível da freguesia, explicou Regina Bento.

“São apresentados dados relativos a indicadores de resultados em saúde (como mortalidade e morbilidade), aos cuidados de saúde, ao ambiente económico, social, físico e construído e aos estilos de vida e comportamentos”, referiu a vereadora do PS.

Por outro lado, a Câmara decidiu avançar com o processo de classificação da Igreja de São Mateus, na freguesia do Botão, como monumento de interesse público, tendo sido também aprovada uma proposta da maioria socialista para que o Aeródromo Municipal de Cernache volta a funcionar este ano, com reforço de meios aéreos, como base da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil no trabalho de combate aos incêndios.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE