Coimbra

Coimbra: Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas apresentado a estudantes e professores suecos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-12-2019

Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas apresentado a estudantes e professores suecos

PUBLICIDADE

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra recebeu uma equipa de alunos e professores do International Institute for Industrial Environmental Economics da Universidade de Lund, na Suécia.

O objetivo desta reunião de trabalho, em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, foi demonstrar o processo de elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) e o seu nível atual de execução. Este documento analisa o território e as suas vulnerabilidades face às alterações do clima e inúmeras 68 medidas prioritárias a implementar no território da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

A reunião contou com a presença do professor Albano Figueiredo da Universidade de Coimbra (UC), membro da equipa técnica e coordenação do PIAAC, que explicou à equipa sueca todo o processo de criação do plano.

Já a estrutura de Ambiente, Recursos Naturais e Proteção Civil da CIM Região de
Coimbra, que vê neste plano um guia para adaptar o território, deu a conhecer todos os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos nesse sentido, num total de 15 projetos, que significam uma execução que ultrapassa os 20% do plano desenvolvido pela UC em 2017.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta visita enquadrou-se na proposta apresentada pela universidade sueca para o desenvolvimento do Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (PAAAC), para o concelho da Figueira da Foz.

Recorde-se que o Município da Figueira da Foz desenvolveu a sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) através do Projeto ClimAdaPT.Local, coordenado pela Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants) e pelo Fundo Português de Carbono.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE