Primeira Página

Coimbra pioneira nos tratamentos de reabilitação perineal a utentes em idade pediátrica

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 30-01-2024

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) da Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra iniciou, recentemente, tratamentos a crianças e jovens com disfunções esfincterianas que necessitam de realizar reabilitação perineal. Esta abordagem consiste no treino e na reeducação dos músculos do períneo ou pavimento pélvico, que se situam na base da bacia e dão suporte aos órgãos pélvicos. 

PUBLICIDADE

As crianças que apresentam disfunções esfincterianas são habitualmente acompanhadas nas consultas de Nefrologia e de Cirurgia Pediátrica. Estas disfunções podem provocar um significativo impacto funcional e na qualidade de vida destes utentes, podendo esta técnica, em casos selecionados, ajudar a restabelecer as funções desta região anatómica. 

A Unidade Pediátrica do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULS Coimbra torna-se, assim, pioneira na disponibilização de reabilitação perineal em idade pediátrica, em Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), articulando a sua abordagem com outras especialidades médicas que acompanham estas 

PUBLICIDADE

situações para que,  em conjunto,  todos cooperem para a melhoria da qualidade de vida destas crianças. 

Registe-se, também, que a reabilitação perineal em idade pediátrica é amplamente utilizada há já algumas décadas no estrangeiro, sendo a sua utilização recomendada em diferentes guidelines. De um modo geral, em Portugal, a reabilitação perineal tem sido apenas aplicada em adultos não sendo realizada de forma regular em crianças, sobretudo nas mais jovens. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE