Coimbra

Coimbra: Peregrinação da Família Franciscana marca Domingo Jubilar

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-08-2020

Na tarde de domingo, 2 de agosto, a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz acolhe a celebração de mais um “Domingo Jubilar”, integrado no Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos, que a cidade de Coimbra celebra ao longo deste ano.

PUBLICIDADE

Durante o período das 15h às 17h30, irão decorrer visitas guiadas (duração de 20 min) à exposição “De Fernão se fez António”, na Antiga Livraria do Mosteiro de Santa Cruz (na galeria superior do Claustro do Silêncio), conduzidas pela Curadora da exposição, Drª Virgínia Gomes e pelo Padre Francisco Claro, membro da comissão executiva do Ano Santo. Esta mostra conta com um acervo de mais de 40 obras de arte, provenientes, na sua maioria, dos museus nacionais de Arte Antiga (Lisboa), Machado de Castro (Coimbra), Grão Vasco (Viseu), Soares dos Reis (Porto) e Frei Manuel do Cenáculo (Évora), bem como peças do Arquivo e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Seminário Maior de Coimbra, Igreja de Santo António dos Olivais e Igreja de Santa Cruz, além de outras paróquias e colecções particulares. 

PUBLICIDADE

Logo de seguida, terá lugar um breve concerto no órgão de tubos histórico da Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, pelo organista João Guerra.

O programa deste domingo jubilar encerra às 18h, com a Eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, especialmente participada pela Família Franciscana Portuguesa. A celebração será transmitida nas redes sociais do Jubileu 2020.

PUBLICIDADE

publicidade

A Família Franciscana congrega os membros do Povo de Deus – sacerdotes, religiosos e leigos, chamados a seguir Cristo de acordo com o carisma de São Francisco de Assis. A pobreza evangélica, a simplicidade, a fraternidade, a menoridade, a alegria e a comunhão de louvor com toda a Criação constituem os elementos essenciais da espiritualidade franciscana.

Neste dia de peregrinação estarão representados os principais movimentos desta família, nomeadamente a Jobifran, Jufra FFP, Jufra OFS, Giofrater, Shemá, Juventude Eucarística e Coração Jovem.

Recorde-se que, por solicitação do Bispo de Coimbra, o Papa Francisco convocou um Jubileu – ou Ano Santo – para a Diocese de Coimbra, durante o ano de 2020.

A razão por detrás de um marco tão significativo é o facto de neste ano se celebrarem os 800 anos do martírio dos primeiros frades que São Francisco de Assis enviou em missão para Marrocos, e cujas relíquias repousam em Coimbra. O exemplo destes franciscanos influenciou de forma decisiva o jovem padre Fernando de Bulhões, que decidiu deixar o Mosteiro de Santa Cruz e tornar-se franciscano em Santo António dos Olivais, tomando o nome de António: o “nosso” Santo António, de Lisboa, de Coimbra e para o mundo, um dos santos mais notáveis da cristandade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE